Uma boa hora para ser legal


O copo está meio cheio ou meio vazio? A resposta é individual, imprevisível e, às vezes, surpreendente. Veja o caso da internet, um mundo povoado por golpistas, "trolls" e pessoas irritadas. Ou será que não?

Para muitas pessoas, há outro lado. Essa "internet do bem", conforme a descreveu recentemente o "New York Times", inclui sites como o Thought Catalog, o Upworthy e o ViralNova, que reúnem e divulgam fatos positivos e inspiradores. Suas manchetes: "Ouse sonhar mais do que jamais havia imaginado"; "Quatro lições que eu gostaria que todas as mães ensinassem a suas filhas".

Essa é a "internet que tem por objetivo elevar, não derrubar", escreveu Sheila Marikar no "Times". E, embora se diga muitas vezes que a negatividade vende, essa "internet do bem" também está provando que é um bom modelo de negócios, atraindo milhares de leitores à medida que suas histórias positivas são compartilhadas nas redes sociais.

Um desses sites, o Thought Catalog (catálogo de pensamentos), atraiu 34 milhões de usuários únicos em junho, noticiou o "Times", o que é bem mais do que os 2,6 milhões do site da revista "Time".

"As pessoas na verdade não querem compartilhar notícias ruins, embora sejam atraídas por elas", disse Scott Long, fundador do ViralNova.

Um caso de "copo meio cheio" que poderia se encaixar em sites desse tipo diz respeito a uma penitenciária na ilha italiana de Gorgona, onde uma das mais antigas famílias produtoras de vinho do país está ajudando a transformar uma situação ruim em algo melhor. Nos últimos dois anos, especialistas da família vêm transmitindo seus conhecimentos aos presidiários, que trabalham nos vinhedos e executam outras tarefas agrícolas, relatou Elisabetta Povoledo no "Times".

O objetivo é proporcionar aos detentos habilidades que eles possam usar quando retornarem à sociedade. Isso também os ajuda a ganhar confiança.

A prisão funciona como uma fazenda aberta, que ajuda a manter os corpos e mentes dos presidiários longe da ociosidade, pelo menos durante parte do dia. "Ainda é uma prisão", disse o detento Santo Scianguetta. Mas agora, acrescentou, "vejo esperança no futuro". Esse tipo de otimismo com certeza não surge facilmente se você está na metade de uma sentença de 16 anos, como é o caso de Scianguetta. Tal esperança vem mais naturalmente se o seu copo está transbordando.

Pergunte a várias pessoas o que elas fariam se fossem ricas, e elas poderiam listar viagens, carros e imóveis caros. As crianças sonhariam com montanhas de brinquedos. Mas alguns pais estão ensinando aos seus filhos o valor de ajudar outras pessoas em vezes de a si mesmos.

Entre eles está Laurie Moret, que disse a Paul Sullivan, do "Times", que se sentiu oprimida pelo número de presentes que uma de suas filhas havia recebido em seu primeiro aniversário. Ela então ofereceu uma opção aos seus filhos quando eles completavam 5 anos: em suas festas de aniversário, eles poderiam receber presentes ou pedir aos seus amigos trouxessem coisas necessárias para uma instituição de caridade local. Até agora, as instituições estão ganhando. Mas as crianças também, ao aprenderem a estender a mão e ajudar os outros.

Seja no envolvimento com voluntariado em outra parte do mundo ou no foco em um abrigo para animais, o objetivo é criar uma mentalidade que ficará com eles até a idade adulta. A esperança de Moret é que o "serviço comunitário seja a mesma coisa que escovar os dentes: elas fazem porque é a coisa certa a fazer".

Tess Felder – jornalista do New York Times

Fonte: suplemento NYT do jornal Folha de São Paulo

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br