O Dia dos Avós e as finanças.


O Dia dos Avós e as finanças.

Em comemoração ao Dia dos Avós nessa semana, trago um texto sobre a longevidade e as finanças.

Minhas filhas já estão com 26 e quase 24 e eu com essas idades já era mãe. Então, pode ser que eu não demore muito para ser avó. Já tenho amigas de colégio que já se tornaram avós, aliás! Ou seja, uma hora esse momento chega….rsrs

Como a maioria dos meus leitores/seguidores é da faixa entre 35 e 55 anos, esse dia já pode estar chegando também. Portanto, a aposentadoria também deve estar chegando para vários de nós.

O Dia dos Avós e a aposentadoria

Falando em aposentadoria, é verdade que já estou nos meus 50, mas ainda pretendo trabalhar por muitos anos. 

Eu não me vejo parando num curto prazo, porém há muito tempo já venho me preparando para esse momento. Tenho me planejado para que eu não TENHA que continuar trabalhando, 

MAS pode ser que eu ainda QUEIRA continuar por vários anos. Aí é uma questão de opção e não de necessidade.

De qualquer forma, independentemente de esta hora estar chegando para você ou não, precisamos estar atentos ao fato de que, em algum dia, teremos que parar de trabalhar.

Porém, também é verdade que estamos cada vez mais longevos e isso é uma boa notícia, mas isso tem um outro lado que não é tão bom assim. 

Vamos aos fatos: viver por mais tempo é bom, poderemos aproveitar mais os netos e a aposentadoria, porém, viver muito significa que teremos mais anos de nossas vidas para sermos sustentados pela aposentadoria.

Para quem ganha até dois salários-mínimos, provavelmente, ao se aposentar, vai receber do governo um valor bem próximo a isso, e de forma vitalícia. 

Então, não tem muito com o que se preocupar caso viva por muitos anos. 

Porém, caso a pessoa já viva com um valor acima disso, é quase certo que precisará guardar uma reserva para poder complementar o valor do INSS que vai receber no futuro.

Um alerta importante!

O problema é que muita gente vai deixando tudo isso para depois e não toma as providências necessárias para começar a poupar e a se preparar para esta fase da vida.

Com o passar do tempo, essa tarefa vai ficando cada vez mais árdua, já que o tempo vai se estreitando.

Muitos até tentam tapar o sol com a peneira, achando que vão ganhar na Mega-Sena, receber uma herança da tia rica ou se casar com um(a) milionário(a)!

Gente, mais uma vez faço o alerta: temos que tomar as rédeas das nossas finanças e agir agora, enquanto há tempo. Aliás, mesmo que o tempo já esteja curto, melhor começar hoje do que não começar nunca!

Então, fica aqui aquela dica das galáxias: comece o quanto antes a poupar e a se preparar para a longevidade, porque, no melhor dos casos, ela um dia chega!

Dia dos Avós e educação financeira como um legado

Ainda falando em longevidade e, voltando ao tema inicial, ser avó é também uma grande oportunidade de deixar um legado de experiência e conhecimento…

Ao se tornarem avós, as pessoas têm a chance de ensinar aos netos sobre o valor do dinheiro e como fazer escolhas mais conscientes. Esses são ensinamentos financeiros que irão acompanhá-los por toda a vida e que, certamente, poderão fazer uma grande diferença.

Assim, além de planejar nossas finanças para a aposentadoria, podemos também usar essa fase da vida para semear a educação financeira nas próximas gerações.

Afinal, além do amor incondicional e das receitas deliciosas, as avós e os avôs também podem deixar como legado lições financeiras valiosas.

Pense nisso: afinal, como você pode impactar positivamente a sua vida financeira e a de seus netos?

LETÍCIA CAMARGO – planejamento financeiro

 

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br