GOOGLE x CHATGPT


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

GOOGLE x CHATGPT

Google enfrenta ação dos EUA e ChatGPT: entenda o que está em jogo

Chegou a vez de o Google enfrentar desafios. E os problemas vieram logo em duas frentes: de um lado, a busca, que torna a empresa o gigante que ela é; do outro, os anúncios — uma das principais fontes de renda do negócio. 

Este é o assunto desta semana da coluna de Carlos Affonso, em Tilt.

Nos anúncios, o problema é uma ação antitruste por parte do governo americano que questiona a concentração de poder por parte das grandes empresas de tecnologia.

O Departamento de Justiça alega que a Alphabet (holding do grupo que inclui o Google e outras empresas relacionadas) vem exercendo um monopólio ilegal no mercado de anúncios online.

As acusações caracterizam o conjunto de serviços disponibilizados pelo Google e empresas relacionadas nesse mercado, que vão desde ferramentas para monetizar os anúncios até a seleção de que qual anúncio vai para qual site, como um monopólio que precisa ser quebrado.

A ação está correndo na Justiça estadunidense, e ainda há muita dúvida no que isso vai dar. No entanto, esses são novos tempos, em que o governo Biden parece ter colocado as empresas de tecnologia no alvo — e o Google, um dos que mais receberá fogo cerrado.

Já em relação à busca, o desafio atende por um nome bem popular nos dias de hoje: o ChatGPT.

No mercado, há uma expectativa de que as pessoas passem a confiar nas ferramentas como o ChatGPT para obter informações sobre tudo e qualquer coisa, misturando os recursos de chatbot com o de uma ferramenta de busca. Talvez o que as pessoas sempre tenham desejado, mesmo sem saber, era um Google que conversasse com elas.

Prova disso é que, apesar das respostas nem sempre serem confiáveis, o ChatGPT vive uma onda de sucesso. E isso tem feito o Google correr atrás. Pena que começou com a perna esquerda: o lançamento do Bard, o chatbot do Google, na quarta-feira (8), chegou perto de ser um fiasco. No que era para ser um anúncio oficial, Bard recebeu a pergunta: "Que novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb posso contar ao meu filho de 9 anos?" E as respostas foram, no mínimo, imprecisas.

Seja enfrentando concorrência no setor de busca (e de inteligência artificial), além de questionamentos no mercado de anúncios, o Google tem pela frente importantes desafios. E lutar uma guerra em dois fronts é sempre mais desafiador.

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br