A Taxa Selic subiu e voltou a ter dois dígitos


Taxa Selic já está em 10,75% ao ano! Mais uma alta confirmada ontem pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). 

Com mais essa alta, a Selic voltou a ter 2 dígitos, o que não acontecia desde 2017. 

E o principal elemento influenciador dessas sucessivas altas é a inflação, que segue forte. 

O jeito foi o BC tentar conter a escalada dos preços com mais um reajuste da taxa de juros básica da economia.

O mercado já esperava um reajuste de 1,5 ponto percentual, já que a última ata do Copom deixava claro que isso poderia acontecer se a inflação não mostrasse sinais claros de redução.

A pergunta agora é: e os investimentos? 

Taxa Selic em 10,75%: e os investimentos?

 Se você tem investimentos conservadores atrelados à taxa Selic ou mesmo ao CDI, vai agora poder usufruir de um rendimento maior. 

Esses investimentos passam a render mais desde o anúncio do Copom.

Ainda sobre os investimentos conservadores, também é importante frisar que o mercado segue apostando em uma Selic ainda mais alta até o final do ano, o que vai tornar esses investimentos mais interessantes. 

De acordo com o último relatório Focus de 28/01, a taxa Selic esperada para o final de 2022 é de 11,75%.

Mas é preciso fazer uma advertência aqui: no curto prazo, uma taxa Selic mais alta pode continuar dando prejuízo aos títulos prefixados. Mas por que isso acontece?

Estamos falando de títulos prefixados, ou seja, títulos que tinham uma taxa de juros definida anteriormente, com base em uma taxa Selic que estava mais baixa. 

Nenhum investidor vai querer comprar um título que paga uma taxa menor, se pode comprar agora, o mesmo título, com uma taxa maior. 

Isso reduz a procura pelos títulos mais antigos e os seus titulares terão que baixar os seus preços, caso queiram vendê-los. Leia mais sobre esse assunto nesse outro texto aqui do site.

Detalhe fundamental: toda essa lógica não se aplica se o investidor decide manter seus títulos até os respectivos vencimentos. 

Se eles assim o fizerem, os seus investimentos terão a rentabilidade definida na compra, não se sujeitando a essas baixas de preços que eu expliquei. 

Mas, vale ressaltar que essa rentabilidade pode ser baixa, a depender de qual foi a taxa na época da compra.

Taxa Selic em 10,75%: Carteira de investimentos

Nunca me canso de repetir que, se você investe e essas variações de preços o incomodam, tiram seu sono ou geram algum tipo de ansiedade, talvez seja o caso de adequar o seu portifólio ao seu perfil de investidor, ou seja, ao seu grau de tolerância ao risco.

A ideia é bem simples: quando o investidor possui uma carteira de investimentos adequada, ele não costuma se preocupar com as variações da carteira de curto prazo. Lembrando que, carteira de investimento adequada é aquela que:

  • É diversificada.
  • Está alinhada aos objetivos do investidor.
  • Está em sintonia com perfil de risco do seu titular.
  • Considera o horizonte de investimentos definido pelo investidor.

Assim sendo, se os seus investimentos te causam algum tipo de angústia:

  • Ou você está com a carteira desbalanceada e desalinhada com o seu perfil.
  • Ou achou que conseguiria assumir um risco maior e agora não está aguentando a pressão.

Portanto, se não consegue dormir direito por conta das variações recentes, o melhor é ajustar aos poucos a sua carteira para que ela fique mais adequada ao que você quer e espera!


Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br