Mobilidade moderada preserva a saúde dos idosos


Aula de ioga laboral no Espaço de Convivência do Idoso

Permanecer imobilizado por longo tempo diante da TV pode exacerbar efeitos prejudiciais e de alto risco em doenças eventualmente presentes nos idosos.

Esta é uma das consequências do comportamento sedentário para a saúde observado nos EUA em idosos entre os 70 e 89 anos de idade.

A solução para uma atividade moderada de idosos é sugerida pelo médico Yu-Tzu Wu, epidemiologista da Universidade de East Anglia, Reino Unido. Ele recomenda passear por 20 minutos, diariamente, com cães (próprios ou de vizinhos). Além dos benefícios para a saúde, haveria o lucro adicional de contatos sociais, às vezes raros em idosos.

O professor Amal Wanitunga e epidemiologistas da Universidade Johns Hopkins, EUA, relata, na revista "Jama" deste mês, pesquisa realizada em oito centros de intervenção no estilo de vida e independência para idosos. O estudo "Tempo sedentário em adultos idosos" mostra que a atividade física moderada ajuda o idoso com mobilidade dificultada a andar melhor e também previne o agravamento de doenças associadas.

No Brasil, revisão de estudos da área foi realizada por Leandro Machado de Rezende e colaboradores do departamento de medicina preventiva da FMUSP e do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, SP e publicada na revista científica "PLOS ONE". Os pesquisadores assinalam que o conhecimento atual sobre o comportamento sedentário na saúde evidencia sua relação com todas as causas de mortalidade.

Júlio Abramczyk - médico, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico.

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br