Qual o número ideal de ações para se ter no portfólio?


Qual o número ideal de ações para se ter no portfólio?

Ter mais ações que o ideal pode trazer mais custos que benefícios.

Nos últimos anos o número de investidores em bolsa de valores disparou. No ano de 2020, depois do mês de abril, quase qualquer ação que se comprasse gerou resultado positivo. 

Assim, alguns investidores saíram comprando de tudo. Passada a euforia, chega a conta e batem as dúvidas.

Muitos não conseguem acompanhar carteiras que chegam a ter mais de 40 empresas. Daí, vem a questão: qual o número ideal de ações para se ter no portfólio?

Comprar muitas ações pode ser visto como um benefício pela diversificação.

Um dos maiores riscos no investimento acionário é o de acordar e ler que houve uma mudança regulatória, um acidente ambiental ou outro fato que afeta somente a empresa que investiu e tem forte impacto nos resultados.

Este é o chamado risco específico, também conhecido por não sistemático ou risco diversificável. Como o próprio nome diz, você pode mitigar este risco pela diversificação.

Se você tem muitas ações na carteira, este risco pode ser bastante reduzido.

No entanto, existe um balanço entre reduzir este risco e os custos inerentes a se ter muitos ativos.

Com a redução do custo de corretagem, o maior custo por se ter muitos ativos em carteira é o custo de controle, acompanhamento e pesquisa das ações no portfólio. 

Este custo acaba sendo superior ao de corretagem. Afinal, quanto vale seu tempo?

O investidor que deseja montar seu portfólio de ações deveria se comprometer com pelo menos 1 hora por semana para cada empresa de sua carteira. 

Assim, um portfólio com mais de 40 ações, se torna inviável ou com falha de monitoramento.

Para solucionar a dúvida do número de ações ideal, os pesquisadores Fernando Oliveira e Eduardo de Paula publicaram o trabalho intitulado "Determinando o Grau Ótimo de Diversificação para Investidores Usuários de Home Brokers".

Neste artigo, Oliveira e de Paula argumentam que "o ótimo de números de ações na carteira é aquele que iguala o benefício com o custo de se colocar mais uma ação na carteira".

Eles chegaram à conclusão que o número ideal para um investidor pessoa física manter no portfólio é de 12 ações.

Vários autores nacionais e internacionais chegaram a resultados similares e concordam com este número, por exemplo os trabalhos de Ricardo Brito de 1989 e de Cereta e Costa de 2000.

Comenta aqui quantas ações você tem em sua carteira e quanto tempo despende pesquisando sobre as empresas por semana.

Com esta informação, avalie quantos ativos possuem em sua carteira. Se você tiver mais de 12 ações, sempre que decidir incluir mais uma ação, avalie qual seria a pior na carteira para ceder lugar ao novo ativo que deseja adicionar.

Michael Viriato - assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br