A Inteligência Artificial está transformando a Cultura Corporativa


A Inteligência Artificial está transformando a Cultura Corporativa

Aqui está uma questão de quem vem primeiro, o ovo ou a galinha: “as empresas voltadas para o futuro são mais propensas a fazer o uso mais criterioso da inteligência artificial ou a implantação da IA leva a empresas a serem mais voltadas para o futuro?

Parece funcionar nos dois sentidos, mostra uma pesquisa recente com 2.197 executivos e gerentes publicada pelo MIT Sloan Management Review e pelo Boston Consulting Group

Gerentes e executivos de organizações com visão de futuro estão no estado de espírito certo para aproveitar ao máximo a IA – e, por sua vez, a IA está abrindo novas perspectivas para novas formas de pensar para alcançar inovação e crescimento.

O fato de que softwares ou algoritmos podem mudar valores culturais é uma afirmação ousada, que muitas vezes se prova errada. 

Mas o estudo do MIT-BCG descobriu que, em muitos casos, IA e cultura estão se reforçando, potencialmente movendo as coisas em uma direção positiva.

Vamos começar com as métricas de desempenho do negócio, que podem validar ou romper valores culturais. “Muitos executivos revelaram que suas implementações de IA os ajudavam a desenvolver ou refinar suposições estratégicas e melhorar a forma como medem o desempenho”, relatam os autores do estudo, uma equipe liderada por Sam Ransbotham, do Boston College, e François Candelon, do BCG.

Por sua vez, essas mudanças levaram 64% a ajustar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que orientam suas tomadas de decisão.

Executivos que viram benefícios financeiros significativos de suas iniciativas de IA tiveram 10 vezes mais chances de mudar a forma como medem o sucesso do que aqueles que não viram esses benefícios. 

A IA desempenhou um papel na “identificação de novos impulsionadores de desempenho, que levaram a novas suposições, objetivos, medidas e padrões de comportamento, juntamente com novas áreas de responsabilidade. 

A IA também ajudou essas organizações a realinhar comportamentos e se tornarem mais competitivas.

Os entrevistados que alavancaram a IA por seu potencial de inovação foram 2,5 vezes mais propensos a concordar que a IA está ajudando sua empresa a se defender dos concorrentes e 2,7 vezes mais propensos a concordar que a IA está ajudando sua empresa a capturar oportunidades em setores adjacentes, mostra a pesquisa.

A maioria, 58%, diz ter visto melhorias na eficiência e na qualidade das decisões entre suas equipes desde que suas equipes implementaram a IA.

Há mais na história muito além da melhoria da eficiência e da tomada de decisões. 

A IA também pode melhorar a eficácia organizacional e fortalecer equipes e culturas corporativas, levando o trabalho de tecnologia a um nível totalmente novo. “Descobrimos que alguns executivos empregam IA para reavaliar suposições estratégicas e operacionais”, sugerem Ransbotham e seus coautores. “Os executivos estão reconhecendo que podem usar a IA para discernir os fatores de desempenho que eles mesmos não conseguem identificar apenas por intuição e experiência”.

Com a IA funcionando bem, “as equipes podem realizar tarefas com mais orgulho e confiança e colaborar de forma mais eficaz”, sugerem os coautores. “Eles podem realmente ficar mais fortes. 

Esses benefícios culturais podem penetrar na base das operações de negócios, melhorando as premissas que impulsionam os comportamentos organizacionais e garantindo a busca de metas mais inteligentes.” 

Uma vez que as soluções de IA se mostrem eficazes, acrescentam, “os benefícios culturais e de produtividade resultantes incentivam ainda mais o uso da IA ​​em toda a empresa”.

Entre os participantes da pesquisa com implementações de IA que melhoraram a eficiência e a tomada de decisões, mais de 75% também viram melhorias no moral da equipe, colaboração e aprendizado coletivo.

O desafio de proliferar a IA em uma base mais ampla é a confiança – confiar nos dados que entram nos sistemas e nas decisões tomadas por esses sistemas. 

É aqui que se exige maior educação e “evangelização”. Quase metade dos entrevistados acredita que a desconfiança em relação à IA se deve à falta de compreensão (49%) ou de treinamento (46%). 

Mais de um terço, 34%, dizem que dados de qualidade insuficiente são uma questão premente. 

Além disso, os gerentes citam que estão preocupados em ter pouco contexto por trás das decisões (34%) ou, inversamente, muita informação (17%).

Em última análise, Ransbotham e sua equipe veem efeitos positivos em todos os níveis: “a mudança de cultura com o uso da IA​​transcende a promessa legítima, mas míope, de que a IA libertará os trabalhadores do trabalho penoso”.

Trabalhar com uma empresa que tem uma cultura aberta e inovadora pode ser a melhor coisa do mundo – esperemos que a IA possa ajudar mais organizações a conseguir isso.

Referência: texto traduzido e adaptado do artigo original em inglês da Forbes:

Beyond Mere Efficiency: Artificial Intelligence is Transforming Culture, Study Suggests, by Joe McKendrick, set/2022.

NEI GRANDO - mentor, palestrante, consultor, organizador e autor do livro Empreendedorismo Inovador.

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