O poder do sonho


Vivemos num tempo curioso. Convivo com jovens na escola em que dou aula, com executivos e empreendedores. Percebo nos jovens, principalmente os empreendedores, aquela vontade de fazer alguma coisa útil, que ajude as pessoas e a sociedade de alguma maneira.

Por serem jovens e ainda acreditarem que o mundo pode ser diferente e que o modus operandi pode ser modificado (ainda bem!), a vontade de mudar e fazer algo novo é maior do que o receio de que não dê certo.

Tenho escutado com mais frequência, apesar da crise, que vale a pena trocar uma empresa que oferece garantias e estabilidade por outras como start-ups, que oferecem perspectiva de crescimento, embora haja riscos do negócio não dar certo.

Na verdade, esses jovens entram nesse barco querendo que dê certo. Eles se empenham, se dedicam e não perderam a capacidade de acreditar que pode ser diferente. Eles são motivados pela esperança, pela perspectiva, pela vontade de fazer, de construir.

O que já não acontece com profissionais seniores, que parecem não acreditar mais que mudanças podem acontecer de fato. Os conselhos administrativos deveriam incluir jovens e profissionais de áreas diversas, permitindo que ideias novas possam surgir e, desse modo, se renovarem.

Fui, por assim dizer, madrinha de algumas start-ups que estão, depois de três anos em média, começando a dar os primeiros retornos financeiros. Perguntei a um desses empreendedores: "já pensou se alguém quiser comprar sua empresa? O que você faria se aparecesse alguém para comprar?"

A resposta demorou um pouco. Percebi que foi pego de surpresa e seu olhar revelou que não havia interesse nessa ideia. A resposta: "eu não venderia. É como um filho. Eu quero ver ele crescer. Tem sido um grande investimento".

São as ideias, os desafios e as perspectivas que movem as pessoas. A ideia de que é possível fazer algo novo, diferente, importante, que faça sentido. É essa busca que motiva, que mantém o entusiasmo, apesar das dificuldades. É o sonho que faz as pessoas agirem. Quais são os seus? 

Adriana Gomes: mestre em psicologia, coordena o Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM.

Fonte: caderno equilíbrio do jornal FSP
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br