De que adianta uma empresa conhecer os meios digitais e não se conectar ao cliente?


Gestores esquecem de algo fundamental: a mensagem que querem passar

Já imaginou se você pudesse conversar com cada um dos seus clientes bem de pertinho, a qualquer hora do dia? O que diria a eles?

Já faz algum tempo que a tecnologia permite que os anúncios das empresas cheguem a públicos cada vez mais segmentados. Nas redes sociais, os anunciantes hoje contam com filtros muito específicos que permitem selecionar o público-alvo.

Isso resulta em uma comunicação direta, individualizada e ao mesmo tempo feita em larga escala, ainda que passe a sensação de ser algo bem direcionado e pessoal. Trata-se de uma revolução no relacionamento com os clientes.

Porém, muitas empresas estão desperdiçando essa oportunidade que a tecnologia traz. Muitos gestores se preocupam em entender o funcionamento das ferramentas digitais, em segmentar os anúncios, em otimizar a verba de marketing, mas se esquecem do fundamental: a mensagem que querem passar.

De que adianta encontrar o cliente e conseguir a atenção dele se na hora de transmitir a mensagem a empresa falha? Hoje em dia, o que mais se vê é o cliente certo lendo o anúncio errado.

Empresas repetem exaustivamente que são as melhores em suas categorias, que têm os melhores produtos, o melhor atendimento, os melhores preços, a melhor qualidade, as melhores condições de pagamento. Tudo muito vazio, chato, repetitivo e muitas vezes até mentiroso.

Qual foi o último anúncio que realmente lhe causou impacto ao aparecer na sua timeline?


Comunicação digital é direta, individualizada e ao mesmo tempo feita em larga escala - Fotoli

Hoje, o consumidor tem muitas maneiras de se informar. Quando decide comprar um produto, ele já pesquisou exaustivamente sobre características técnicas, preços, condições de pagamento e avaliações de outros consumidores. É ele quem comanda a sua própria busca, tendendo a desconfiar de tudo que é vendido como verdade absoluta.

Mas as empresas, preocupadas demais com o meio, se esquecem de elaborar a mensagem.

Como você quer que sua empresa seja percebida? Qual é a sensação que quer que ela cause no consumidor? Como você pode fazer o cliente se conectar com os valores da sua marca e continuar se relacionando com ela após ver o anúncio?

Tentar responder a perguntas como essas pode ajudar as marcas a criar mensagens atraentes e efetivas. Caso contrário, os anúncios se parecerão cada vez mais com discursos de vendedores mal treinados que não conseguem dizer nada além de “posso ajudar?”

Está na hora de valorizar a mensagem. Caso mantenham o discurso vazio, autoelogioso e unilateral na publicidade, as empresas continuarão levando para o mundo digital velhos erros praticados no relacionamento com os clientes nas lojas físicas.

Américo José - consultor de empresas e palestrante há mais de 20 anos.

Fonte: jornal Folha de São Paulo

 

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br