LONGEVIDADE


Longevidade requer segurança e proteção

Fórum Internacional discute violações a direitos dos idosos em meio à pandemia.

Proteção e segurança foram os temas abordados no Fórum Internacional da Longevidade na última quinta (25/11). 

A palestra de abertura coube a Margaret Gillis, presidente do Centro Internacional da Longevidade (ILC) do Canadá. Sua mensagem central foi a importância de fortalecer os direitos fundamentais das pessoas idosas.

Mesmo em seu país, com um sistema de cobertura nacional de saúde abrangente, a pandemia trouxe à tona inconcebíveis violações a direitos dos idosos

Gillis citou o exemplo de instituições de longa permanência (ILPIs), cujos funcionários abandonaram residentes fragilizados e dependentes; 85% das mortes causadas pela pandemia no Canadá aconteceram em ILPIs.

Gillis tem sido uma defensora ardorosa da adoção pela ONU de uma Convenção dos Direitos das Pessoas Idosas, a que se opõem os países desenvolvidos porque temem que o reconhecimento de tais direitos se traduza em demandas por serviços que, alegam, seriam financeiramente insustentáveis.

Ecoando suas palavras, a sessão contou com Silvia Perel-Levin, presidente da Aliança de ONGs em defesa de direitos dos idosos junto às Nações Unidas em Genebra, outra vigorosa ativista para ter a convenção adotada.

Como Silvia enfatizou, esse é o único grupo etário que ainda não dispõe de um instrumento legal vinculante a nível internacional, uma forma gritante de discriminação.

Sua intervenção foi seguida pela de seis associados do Centro Internacional da Longevidade do Brasil, todos atuantes na formulação de políticas que reforcem a segurança e a proteção de pessoas idosas.

Ines Rioto, editora de livro recém-lançado sobre a temática, frisou o direito universal da moradia digna, que vai muito além de ter um teto e perpassa políticas ambientais tanto na esfera física como na social. 

Ela chamou a atenção para a escassez de projetos habitacionais para o grupo etário que mais cresce no país.

O empreendedor social Morris Litivak, CEO do Maturi, criado por ele em 2015, concentrou-se na relevância de oferecer oportunidades de trabalho para os 50+, o que implica políticas de aprendizagem ao longo da vida que lhes proporcionem novas habilidades e qualificações. Todos ganham quando "maturis" experientes em busca de trabalho são pareados a empresas ávidas por tal experiência.

Maisa Kairala, geriatra com vasta experiência em imunologia e envelhecimento, ressaltou a importância da prevenção, citando o calendário vacinal ao longo do curso de vida e a tradição do Brasil neste tocante, patente pela adesão massiva dos idosos à vacinação no contexto da pandemia.

envelhecimento ativo, saudável e sustentável depende da prevenção, da qual a imunização é um pilar fundamental.

À liderança e à visão da também geriatra Karla Giacomin, vice-presidente do ILC Brasil, deve-se a criação da Frente Nacional de Fortalecimento das ILPIs no início da pandemia, impedindo uma tragédia humanitária épica caso ocorresse aqui a experiência do Canadá. 

Karla lembrou que "ninguém se fortalece sozinho", o trabalho em rede é essencial.

Encerraram a sessão Ana Amélia Camarano e Laura Machado, gerontólogas de reconhecimento internacional. Lembrando que a pandemia acelerou ainda mais o envelhecimento, elas alertaram que a sustentabilidade e a produtividade do país dependerão de políticas de inclusão e reconhecimento da cidadania plena das pessoas idosas.

Alexandre Kalache - médico gerontólogo, presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil (ILC-BR)

 

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br