Não há método que resolva se você não tiver meta para controlar despesas


Calculadora e notas de real; achar um propósito para poupar é fundamental


Hélio está empenhado em controlar seu orçamento, mas observa que seus gastos são maiores do que o salário líquido que recebe todos os meses. Sabiamente, ele não usa o cheque especial e também não parcela o pagamento do cartão de crédito, entretanto recorre à poupança para fechar o saldo da conta-corrente. Ele não quer mexer no dinheiro guardado e pergunta como controlar as despesas com eficácia.

Não existe a "melhor" maneira de controlar as despesas. Cada um precisa encontrar um método que faça sentido para o seu caso em particular. Os adeptos da tecnologia adotam aplicativos que controlam e classificam as transações de crédito e débito que passam pela sua conta. Uma planilha Excel também pode ser usada e deve ser personalizada, adequada ao perfil de despesas da família. E, apesar de toda a tecnologia disponível, há quem ainda prefira o bom e velho
caderno para fazer suas anotações.

No planejamento que fez no início do ano, Teresa estabeleceu o objetivo de reduzir as despesas em 10% até o fim do ano. Para assegurar que está no caminho certo, ela imprime o gráfico com as despesas mensais e coloca na parede. Celebra a cada mês quando observa que a linha da despesa está desenhando uma curva descendente. Visualizar o resultado de sua estratégia a motiva a continuar. Esse é o jeito de Teresa.

Para tentar ajudar Hélio a melhorar o controle de seu orçamento, recomendo que ele adote um método que permita controlar as despesas antes que sejam realizadas.

Organizar e classificar as despesas depois de realizadas não impede que os limites sejam extrapolados.

Marcia Dessen - planejadora financeira pessoal, diretora do Planejar e autora do livro 'Finanças Pessoais: o que Fazer com Meu Dinheiro'.

Fonte: coluna jornal FSP

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br