Quando o cérebro faz rolar de rir, literalmente



Por que gargalhadas fazem pessoas normais se dobrar de rir?

Gargalhar faz bem ao cérebro. Ativa as estruturas do sistema de recompensa que nos dão aquela sensação de prazer e bem-estar, ajuda o sistema imunitário a conter infecções.

Faz sentido: o que é positivamente inusitado e dispara o riso merece ser lembrado e repetido. Além disso, as coisas que nos dão prazer, como comida e sexo, tendem a nos expor a germes fontes de doenças, como escrevi aqui recentemente.

Mas por que gargalhadas mais fortes fazem pessoas normais se dobrar de rir –e fazem pessoas que sofrem de narcolepsia chegar a cair no chão, sem controle dos movimentos? Emoções positivas fortes de modo geral funcionam, e causam cataplexia, essa perda de tônus muscular, tanto em pessoas quanto cachorros narcolépticos.

Em tempos de YouTube, é fácil encontrar vídeos de cães que fazem xixi ou desabam no chão ao rever seu dono. A cataplexia é como um ataque de sono REM em pleno dia, em que os músculos do corpo relaxam completamente, da mesma forma que quando dormimos (o que no sono é ótimo, porque nos impede de encenar nossos sonhos) –mas o cérebro continua acordado.

Um consórcio de universidades italianas investigou o que acontece no cérebro de crianças e jovens diagnosticados recentemente com narcolepsia enquanto elas veem vários de seus vídeos engraçados favoritos. Alguns causam risos, mas não o suficiente para disparar cataplexia: estes vem com ativação de regiões do córtex que coordenam movimentos (os risos) e outras que nos dão consciência do corpo (o prazer da diversão).

Os vídeos que causam cataplexia, contudo, levam também a ativação forte do sistema de recompensa (o que explica o maior prazer e risadas), e a uma ativação inesperada, e intensa, da amígdala. Essas estruturas regulam centros no bulbo cerebral que causam a perda de tônus muscular do sono REM.

No cérebro saudável, tais centros são mantidos quietos durante o dia por neurônios orexinérgicos no hipotálamo, ativos enquanto estamos acordados, e que nos mantem literal e metaforicamente de pé. A causa da narcolepsia, contudo, é a perda progressiva desses neurônios. Sem eles, a ativação da amígdala pelas gargalhadas pelo jeito não encontra mais oposição orexinérgica em quem sofre de narcolepsia, e o bulbo cerebral responde desligando os neurônios que mantem o tônus muscular.

Rir faz portanto rolar, e não cair no chão depende de um pequeno número de neurônios orexinérgicos no hipotálamo. Qual o sentido de rolar de rir? Não sei. Mas que é bom, isso é...

Suzana Herculano-Houzel – neurocientista, professora da UFRJ, autora do livro "Pílulas de Neurociência para uma Vida Melhor" (ed. Sextante)

 

Fonte: www.suzanaherculanohouzel.com

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br