Fatores para a saúde sexual e bem-estar do idoso

Idade e saúde sexual não necessariamente estão associados

A qualidade de vida e o bem-estar emocional justificam melhor a atividade sexual do idoso do que a ausência de sintomas depressivos, segundo estudos recentes.

A professora Maria Kleinstauber analisa em artigo de revisão na revista "Current Opinion in Psychiatry" os fatores associados com a saúde sexual e o bem-estar de idosos em idade avançada (older adulthood).

Na relação entre idade e saúde sexual, explica a pesquisadora, a idade por si só não é um fator apropriado.

É mais provável ser moderado pelo gênero (homem ou mulher) e variáveis como religião e condição da saúde física. E também, acrescenta Kleinstauber, a sexualidade é um campo bastante influenciado por aspectos culturais relacionados a grupos étnicos.

A revisão mostra que a associação de fatores específicos varia entre diferentes facetas da saúde sexual em pessoas idosas.

A satisfação sexual ou desejo sexual não declina necessariamente com o aumento da idade, especialmente em mulheres.

Para o aumento do desejo sexual é dado como exemplo que a afeição se transforma e é muito importante para a satisfação sexual com o aumento da idade.

Kleinstauber sugere treinar os cuidadores de idosos com conhecimentos sobre riscos e medidas protetoras relacionadas à atividade sexual, a fim de estimular conversas com eles sobre esses temas.

Tal treinamento poderá contribuir para melhorar a comunicação entre idosos e seus geriatras.

Júlio Abramczyk - Médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico.

Fonte: coluna jornal FSP

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br