FUTURO: O DESAFIO É SER FELIZ!


Como muitos outros conceitos - governança, nação, democracia, sustentabilidade - o futuro também é um conceito em modo Beta, uma obra aberta, em construção permanente, com elementos objetivos, coletivos e subjetivos, individuais. Uma obra aberta está sujeita à realidade dada e à realidade desconhecida, o que funciona combinado com inovações que podem ou não funcionar. 

Em Previdência Complementar é interessante observar a caracterização do futuro. É um tempo real porém momentaneamente intangível que, quando acontecer, trará uma experiência desconhecida com o velho e não com o novo. Dará oportunidade para minimizar traumas, reduzir riscos, evitar conflitos de diferentes ordens sem garantir que o futuro será feliz.

Os cálculos estatísticos, atuariais e financeiros consideram algumas variáveis em um ambiente minimamente controlado, linear, previsível e estável no longo prazo.  Só que esse ambiente que serve aos cálculos é artificial. A vida real é orgânica, dinâmica, mutante, cheia de possibilidades e incertezas.

Talvez esses contrastes sejam a grande transposição a ser realizada nas narrativas sobre futuro previdenciário, para que o modelo da Previdência Complementar passe a fazer mais sentido como solução, principalmente para os trabalhadores mais jovens.


Projetos de vidas no plural

O conceito de aposentadoria do século 20 aposentou-se! O fim da atividade laboral como sinônimo de passaporte para o ócio é incompatível com o aumento da longevidade que, aliás, é a impressão digital do ser humano no século 21. 

Diversidade é mais do que uma bandeira. É uma perspectiva que se assume para ampliar as oportunidades que a vida oferece. Esse pode ser um viés para conversar sobre Previdência Complementar com as PESSOAS de todas as idades. O encerramento da atividade laboral permite realizar quais projetos de vida?

Tem gente que aos 87 descobriu que queria ser DJ. Tem gente que quer fazer intercâmbio no exterior. Ou viver em um barco, viajando para lugares desconhecidos. Segundo a consultoria Catho, 50% dos que se aposentam querem ser empreendedores e abrir o próprio negócio (clique aqui). Nos bastidores dessas novas decisões está a vontade de ser útil, de se manter incluído, produtivo, ativo e se realizar por meio de novos e mais significativos projetos de vidas. Histórias com inícios semelhantes e finais novos. 

Futuro como obra aberta! Pode e deve ser diferente do passado, até para justificar a evolução da espécie humana. Mais interdependente. Mais responsável. Mais financeiramente saudável. Mais próspero e preparado para as instabilidades do ambiente e das conjunturas. Mais livre e adaptado. E, quem sabe, mais feliz! 

Nós podemos transformar o aumento da longevidade em uma experiência positiva, realista e transformadora. Temos instrumentos para nos proteger, enquanto nos lançamos a cada nova experiência de viver!

 

Eliane Miraglia - mestre em Ciências da Comunicação, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais e consultora de comunicação, tem participado em projetos com a Suporte Educacional.

Fonte: blog da Eliane:  www.elianemiragliablogspot.com.br

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br