Salvar sua aposentadoria


Quanto mais rápido você atingir o quinto estágio, mais perto estará de salvar sua aposentadoria

Tão ruim quanto não ter consciência de um problema é possuí-la, mas não agir.

O escritor Eugene Schwartz, em seu livro Breakthrough Advertising, popularizou 5 níveis de consciência dos indivíduos em relação a um problema. Infelizmente, quando se trata de aposentadoria, acredito que a maioria das pessoas está no primeiro nível. 

Descubra qual nível você está e quais os próximos passos.
Os cinco níveis de consciência de Schwartz são:
1 – Inconsciente;
2 – Consciente do problema;
3 – Consciente da solução;
4 – Consciente do produto;
5 – Totalmente Consciente.

O primeiro nível, o dos inconscientes, é onde a maioria da população se encontra. 

Não estou falando daqueles para os quais o benefício do INSS já é suficiente, pois estes não precisam se preocupar com perda de renda na aposentadoria.

Me refiro àqueles em que o recebimento de renda pelo INSS representa menos de 70% de seus custos correntes. Estes sofrerão uma grande perda de renda no momento de aposentadoria.

Se engana quem acredita que os custos caem ao se aposentar. De fato, a maioria ajusta os custos, ou seja, perde seu padrão de vida para se adequarem à perda de receita.

Alguns já adquiriam a consciência de que deveriam se preocupar com aposentadoria. Entretanto, a maior parte destes por não saberem qual a solução e que produtos deveriam investir acabam se colocando desculpas de que é impossível.

Volte em alguns de meus artigos que falo sobre aposentadoria ou independência financeira e você vai ver alguns comentando que no Brasil não é possível.

Aqueles que estão no terceiro estágio, sabem que a solução é a criação de um plano que determine pelo menos objetivo de patrimônio, meta de retorno e de contribuições periódicas, além de um orçamento familiar controlado.

Mas muitos destes ainda ficam paralisados com a grade de produtos. Nesse ponto, acabam ficando com produtos inadequados como a caderneta de poupança ou se concentrando apenas em aplicações referenciadas ao CDI.

Outros se endividam para adquirir um imóvel, pois acreditam que um teto salva a aposentadoria, mas desconhecem que poderiam ter feito de forma melhor.

O penúltimo estágio é aquele em que o investidor sabe do problema, conhece a solução, está consciente de quais produtos usar para implementar a estratégia, mas ainda continuam adiando a ação.

Por fim, não tenho dúvida de que aqueles que estão plenamente conscientes estão seguindo com um plano e o atingimento da independência financeira é só uma questão de tempo.

Meu objetivo é alimentar o nível de consciência de todos os leitores e em todos os estágios para que todos que acompanham esta coluna cheguem ao quinto estágio e mais cedo ou mais tarde atinjam sua independência financeira.

Seu objetivo é continuar buscando conhecimento para o mais rápido possível alcançar o quinto estágio. Corra, pois se você esperar demais, pode não dar mais tempo.

Michael Viriato - assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br