Ano novo, vida nova


Reuse, reduza, recicle, repense, invista mais em você, simplifique a vida e suas finanças.

Trace novas metas para 2020, faça diferente, comece a fazer coisas que você não faz e pare de fazer coisas que geram impacto negativo em você, na sociedade, no ambiente. Grande parte dos problemas que nos afligem depende exclusivamente de nossas atitudes e decisões.

Temos 24 horas todos os dias para usar como bem entendermos. Dizem os especialistas da área da saúde que oito horas de sono são sagradas. Se somos produtivos, não precisamos de carga superior a oito horas para desempenharmos o trabalho ao qual nos dedicamos. Restam oito horas para convívio com a família, amigos, lazer, estudo, atividade física ou com o necessário descanso.

Para os que vivem em grandes cidades, o tempo de deslocamento de casa para o trabalho ou para a escola deve, infelizmente, ser colocado nessa conta. Perda de tempo e de paciência.

Reavalie como você está usando o seu tempo e encontre uma forma de melhorar sua saúde, seu humor, sua qualidade de vida.

E as finanças, como vão? Tomou a decisão de mudar a forma como se relaciona com o dinheiro, mas não sabe por onde começar? Mudar hábitos de consumo, abrir mão de pequenos prazeres, cortar excessos, pensar antes de gastar, são etapas de um processo necessário para recomeçar.

O primeiro passo é mudar comportamento. Procure identificar o que está errado. Mesmo que você acredite que está tudo bem, repense, não está.

Pare de transferir riqueza para o mercado e priorize a si mesmo. Passeios ao ar livre substituem visitas ao shopping; restaurantes perdem espaço para a boa e saudável comida caseira; cancele os cartões e pague tudo em dinheiro; simplifique e aprenda a viver com menos.

Mude a forma de gastar o seu dinheiro, avalie as escolhas feitas em 2019, quais faria de novo e de quais se arrepende, repense, o exercício de escolha é permanente. Estabeleça limites, não avance o sinal, não gaste com coisas banais que não geram impacto positivo na sua vida.

Só existem duas formas de recuperar o equilíbrio financeiro: gastando menos ou ganhando mais. Se for possível combinar as duas coisas, o resultado virá bem mais rápido. 

Outra forma de aumentar o caixa é vender coisas que tenham valor. Vender o carro, por exemplo, pode proporcionar o dinheiro para se livrar das dívidas, além de reduzir muito o orçamento da família a partir do mês seguinte. O dinheiro que antes faltava vai começar a aparecer.

O esforço é coletivo, os fatos precisam ser compartilhados com todos os membros da família. Muitas vezes, a tentativa de poupar os entes queridos acaba agravando a situação e patrocina a percepção de uma falsa realidade.

Aprender a viver dentro dos limites, éticos e financeiros, é um aprendizado valioso.

Dívidas? Procure os credores para uma conversa séria, afinal o problema é deles também. O credor tem todo o interesse de receber de volta ao menos parte do dinheiro que emprestou e vai cooperar para que, juntos, encontrem uma saída.

Planejamento financeiro é o caminho! Pague a você em primeiro lugar e separe parte da sua renda para formar uma reserva financeira, necessária para emergências. Nunca gaste mais do que você ganha e entenda que o limite do cartão de crédito e do cheque especial não faz parte de sua renda. Gaste somente com coisas que têm significado na sua vida. Feliz 2020!

Marcia Dessen - planejadora financeira CFP (“Certified Financial Planner”), autora de “Finanças Pessoais: O Que Fazer com Meu Dinheiro”.

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br