Pequeno investidor é bem-vindo


É uma excelente forma de começar a poupar: retorno alto, custo baixo e o menor risco do mercado financeiro.

Democrático, o Tesouro Direto não discrimina o pequeno do grande investidor. Bom e barato, vale a pena conhecer e investir.

Poupar parte do salário para realizar projetos futuros não é tarefa fácil e merece aplausos. No início desse processo, somos pequenos investidores sem poder de barganha para negociar custos baixos e rendimentos elevados. Principiantes, não temos ainda conhecimento e experiência necessários para fazer escolhas coerentes e investir corretamente.

Assim, muitos optam pela poupança, cuja rentabilidade deixa a desejar. Outros, querem ganhar muito com pouco esforço, e optam por opções pouco seguras e aventureiras.

O Tesouro Direto é uma excelente forma de começar a poupar com o pé direito: rentabilidade alta, custo baixo e o menor risco do mercado financeiro. Segue "perguntas e respostas" que um investidor principiante deve fazer antes de investir.

TESOURO DIRETO

O que é o Tesouro Direto? Um programa para vender títulos públicos diretamente a investidores pessoas físicas. Ao comprar um título você empresta dinheiro para o governo federal, escolhe o prazo e a remuneração do empréstimo.

Posso começar com quanto? A partir de R$30,00 você pode se unir aos milhares de investidores cadastrados no programa. Como é possível comprar uma fração do título (1% do valor), com pouco dinheiro você ganha a mesma rentabilidade de quem aplica R$1 milhão.

Eu sei quanto vou ganhar? Sim, você decide se a taxa de juros será prefixada (13% ao ano, por exemplo) ou pós-fixada. Nesse caso, escolhe entre os juros de mercado (100% da taxa Selic) ou a variação da inflação, medida pelo IPCA, mais uma taxa de juros prefixada (IPCA + 6% ao ano, por exemplo).

Qual é o melhor? Depende do que você tem em mente. O Tesouro Selic (antiga LFT) acompanha a taxa de juros de mercado (taxa Selic) sendo recomendado para quem precisa do dinheiro antes do vencimento e, também, não quer correr o risco de resgatar menos do que aplicou. Melhor opção para principiantes e conservadores.

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) paga, no vencimento, a taxa predefinida no dia da negociação. Não compre se você não pode esperar para resgatar e evite em períodos de incerteza ou de juros em elevação, como o atual. Se comprar, espere o vencimento para receber o que combinou e ignore a flutuação do preço no meio do caminho.

O Tesouro IPCA+ (antiga NTNB) remunera a variação do IPCA mais uma taxa de juros prefixada. Indicado para quem pode esperar pelo menos cinco anos, deseja proteger seu dinheiro contra a inflação e não pretende vender antes do vencimento. A flutuação de preço antes do vencimento é grande em razão do prazo longo e da oscilação dos juros. Diversifique e coloque só parte de sua reserva financeira, a de longo prazo.

Posso perder dinheiro? Os títulos públicos são garantidos pelo Tesouro Nacional. Probabilidade de calote (risco de crédito) próxima de zero. Os títulos de taxa prefixada correm o risco de flutuação de preço (risco de mercado) antes do vencimento e perdem valor quando a taxa de juros sobe. Quem fica com os títulos até o vencimento recebe a taxa negociada.

Posso pedir o dinheiro de volta? Sim, embora o vencimento dos títulos seja longo, é possível vendê-los todos os dias, a partir das 18h até as 5h da madrugada, pelo preço de fechamento de cada título. O pagamento será processado no dia útil posterior à ordem de venda.

Como é feito o pagamento e recebimento do dinheiro aplicado? Você terá de escolher uma corretora de valores credenciada e abrir uma conta para operar no Tesouro Direto. Se você já opera com ações, mesma corretora. A lista das instituições financeiras, com a corretagem cobrada, está disponível no site.

Quais são os custos? Taxa de custodia de 0,30% ao ano, cobrada pela BMFBovespa. Mais corretagem, cobrada pela Corretora (agente de custódia), livremente negociada. Varia de 0% a 0,50% ao ano, na maioria dos casos. Custo relativamente baixo se comparado às taxas de administração cobradas por fundos de investimento ou planos de previdência, por exemplo.

Incide Imposto de Renda? Sim, quando você receber juros ou resgatar o título, pagará imposto de renda entre 22,5% (até 180 dias) e 15% (a partir de 721 dias). Mesmo pagando IR, a rentabilidade líquida é muito superior à da poupança.

Para saber mais? O site do Tesouro deve ser estudado com tempo e dedicação para conhecer tudo e mais um pouco sobre o assunto. Acesse www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto.

Marcia Dessen - planejadora financeira pessoal, diretora do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros) e autora do livro "Finanças Pessoais: o que fazer com meu dinheiro" (Trevisan Editora, 2014).
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br