Medidas simples em casa podem melhorar autonomia do idoso


Consertar buracos e corrimãos contribui para a independência

É possível melhorar a vida de idosos e aumentar sua autonomia e capacidade funcional a partir de pequenas mudanças no lar.

É o que mostra um estudo comandado pela enfermeira Sarah Szanton, da Universidade Johns Hopkin (Estados Unidos) publicado na revista Jama Internal Medicine.

A ideia é reduzir os obstáculos, seja para andar na sala, tomar banho, usar o banheiro, deitar e sair da cama. 

As modificações são simples: remover buracos no caminho do idoso, fixar bem os corrimãos, tornar o local do micro-ondas bem acessível, elevar o assento do vaso sanitário e tornar o banheiro mais seguro.
Algumas dessas dificuldades se tornam obstáculos e aumentam o risco de quedas, com graves consequências para os pacientes.


Sebastião Naves, 80, malha três vezes por semana e treina corrida

Os médicos Marlon J. R. Aliperti, da Faculdade de Medicina da USP, e Kenneth E. Covinsky, da Universidade da Califórnia, em San Francisco, nos EUA, publicaram sua análise conjunta do programa na mesma edição da revista.

Os pesquisadores relataram que as medidas sugeridas melhoraram a capacidade dos idosos de viver de forma independente em casa.

Aliperti e Covinsky lembram que os médicos clínicos dão mais atenção às doenças, esquecendo de fazer perguntas a respeito da independência dos idosos, entre elas a dificuldade para levantar da cadeira, a necessidade de ajuda para tomar banho e a presença de incontinência urinária.

Para a maioria dos pacientes idosos, manter a capacidade de viver de forma independente costuma ser o objetivo principal.

Julio Abramczyk - médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Fonte: coluna jornal FSP

 

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br