Informação também ajuda a proteger

Às vezes, as demandas dão uma folga e aí fica mais fácil alimentar o Conversação. Assunto tem para toda hora. O que falta é tempo para elaborar o post. Bom, mas o que eu quero compartilhar aqui é uma cartilha do Governo do Estado de São Paulo. Não é nova, mas eu não conhecia. Direito do Consumidor Idoso e outras Informações Úteis (clique aqui) traz, entre outros temas, a questão da violência financeira contra o idoso. É um bom instrumento que pode auxiliar quem faz programas de Educação Financeira e Previdenciária.



Aliás, quando se observa o foco da Educação Financeira e Previdenciária, constata-se a prioridade dada a jovens, especialmente aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho. O material de divulgação da 2ª Semana Nacional de Educação Financeira, por exemplo, incluiu as crianças, porque agora o ensino fundamental passa a ser alvo do trabalho desenvolvido pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Crianças e jovens são o futuro, evidente! Menos evidente porém é o crescimento do grupo de jovens, crianças e adultos dependentes de pais e avos idosos.



Estou insistindo nesse tema, porque ele começa no campo do Direito Adquirido (aposentadoria) mas passa para os campos da Psicologia e da Psiquiatria (relações familiares, doenças emocionais e depressão). Tudo isso por falta de domínio da Educação Financeira e Previdenciária. Sem segurança para fazer a gestão das finanças, o aposentado terceiriza essa responsabilidade e, com ela, o empoderamento desencadeado pela autonomia sobre as decisões em relação ao próprio dinheiro.

Integridade do ser humano

O crescimento da violência e do abuso financeiro contra o idoso tem que ser entendido, controlado e superado por meio de muita informação qualificada. Afinal, este segmento da sociedade só vai crescer. Então, há que se enfrentar com seriedade a situação. Como quem vai ao médico para saber de procedimentos para cuidar do corpo, é preciso que se entenda o aconselhamento de gestores financeiros e de Programas de Educação Financeira e Previdenciária com a mesma atenção, para evitar armadilhas familiares e também de instituições que se aproveitam de vulnerabilidades próprias aos idosos.

O remédio pode não ser doce, mas ajuda a recuperar a integridade pessoal e a capacidade de fazer novas escolhas. Porque, a maioria dos casos de violência e abuso financeiro tem, em sua origem, uma distorção de relacionamento: chantagem ou afeto baseado em dinheiro.


Sustentabilidade e estilo de vida saudável

Para encerrar este post, vou compartilhar aqui mais um depoimento, desta vez do médico geriatra Marcos Cabrera que se dedica a estudar essa questão de vida saudável, por uma perspectiva holística. Não é só o dinheiro, mas é também o dinheiro que garante um envelhecimento mais íntegro. O que um mais gosto nesta reflexão é a constatação de que o envelhecimento é uma experiência que muda com o tempo. Isso quer dizer o seguinte: a experiência de velhice da minha avó não precisa ser a mesma que a minha. Certamente não será! Porque háPESSOAS dedicadas a transformar a longevidade em uma experiência mais positiva, de primeira classe!


A experiência da Longevidade Muda com o Tempo: https://vimeo.com/115212319

Vídeo do médico Marcos Cabrera

Eliane Miraglia - mestre em Ciências da Comunicação, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais e consultora de comunicação, tem participado em projetos com a Suporte Educacional.

Fonte: blog da Eliane:  www.elianemiragliablogspot.com.br

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br