O indicador que acertou a tendência do Ibovespa


Descubra o indicador que acertou a tendência do Ibovespa em 75% das vezes nas últimas 2 décadas

Estatísticas passadas são importantes para identificarmos padrões e nos aproveitarmos deles.

Nenhum indicador vai acertar 100% das vezes. Nem mesmo os melhores gestores de fundos multimercado costumam acertar mais de 65% de suas apostas.

Entretanto, este indicador que vou apresentar acertou a tendência negativa do Ibovespa em 75% das vezes.

O que vou te contar, pode salvar sua rentabilidade, caso você tenha investimentos em bolsa.

Por vezes, recebo críticas com os indicadores que apresento, mas meu objetivo aqui é fornecer mais informação, que eu poderia até vender caro, para que você tome a melhor decisão.

Por exemplo, no dia 14 de abril, alertei nesta coluna sobre um indicador que apontava grande probabilidade de, na semana seguinte, a bolsa ter resultado negativo. 

Não por acaso, ocorreu o que era esperado.

Agora, vou falar sobre um indicador de mais longo prazo.

Quando investimos em ativos de risco, nosso desejo não é que eles sejam apenas positivos. Afinal, é possível ter um retorno positivo e sem risco investindo em ativos referenciados ao CDI.

Portanto, mais importante que saber se a bolsa será positiva no ano é descobrir se ela deve ganhar do CDI ou da Selic, pois neste caso, o investimento em risco começaria a compensar.

Este é justamente o objetivo do indicador que apresento abaixo.

Desde 2000, ou seja, nos últimos 23 anos, quando este indicador apontou um sinal negativo, em 75,0% das vezes o Ibovespa perdeu do CDI no ano. 

Nestes casos, a melhor atitude teria sido vender as ações e ficar fora do risco no restante do ano.

Neste mesmo período, quando o indicador apontou um sinal positivo, o Ibovespa ganhou do CDI em 72,7% das vezes.

Além de ter apresentado um excepcional grau de acerto, outra vantagem deste indicador é sua simplicidade de cálculo e acompanhamento.

O indicador que quero apresentar é baseado no resultado do Ibovespa em relação ao CDI no primeiro quadrimestre.

Quando o Ibovespa perde do CDI no primeiro quadrimestre do ano, em 75% das vezes ele perde do CDI no mesmo ano.

Nestes 23 anos, o Ibovespa perdeu do CDI no primeiro quadrimestre em 12 ocasiões. Em 9 destas 12 ocasiões, o Ibovespa foi pior que o CDI no ano. Em todas estas 9 ocorrências, a melhor atitude foi reduzir o risco e vender ações.

No mesmo período, nas 11 vezes em que o resultado do Ibovespa relativamente ao CDI foi positivo no quadrimestre, em 8 oportunidades, o Ibovespa fechou o ano ganhando do CDI. 

Adicionalmente, em 7 destas 8 ocasiões, se o investidor esperou para comprar o Ibovespa ao final do quadrimestre, ele ganhou do CDI até o fim do ano.

Neste ano de 2023, o Ibovespa perdeu do CDI no primeiro quadrimestre. O Ibovespa se desvalorizou -4,8%, enquanto ativos referenciados ao CDI se valorizaram 4,1%.

Não é possível afirmar que com certeza o Ibovespa vai terminar o ano pior que o CDI, mas a estatística passada aponta para mais um ano ruim para o mercado acionário.

Neste sentido, é muito importante que você reflita se sua exposição ao risco é adequada ao seu perfil de investidor. Desta forma, pode evitar frustração, caso este indicador se mostre correto por mais um ano.

MICHAEL VIRIATO -  assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br