Multinada


O mundo pode viver sem você por algumas horas: antes de uma tarefa importante, desligue o celular

O fato é que vivemos em um momento de multi: multiconectividade, multitarefas, multi-informações. Mas nem por isso somos mais produtivos ou mais eficientes.

Pesquisas apresentadas na revista "Psychology Today" sobre o mito da multitarefa afirmam que o nosso cérebro não se adapta tão rapidamente às mudanças sociotécnológicas quanto gostaríamos.

As pessoas, em geral, gostam de acreditar que são capazes de fazer várias atividades simultaneamente. Isso faz com que elas pareçam mais produtivas do que são de fato.

Entretanto, por mais que se deseje, quando se faz muita coisa ao mesmo tempo, não se consegue obter a mesma produtividade, principalmente quando se pensa em uma atividade bem-feita.

Imagine um cirurgião que diga para você que consegue fazer uma cirurgia ao mesmo tempo em que toma decisões sobre as questões do consultório, por exemplo.

Quão confortável você ficaria se a tal cirurgia fosse em você?

Toda tarefa profissional tem o seu valor e sua relevância para o bom resultado de processos e projetos.

Atendimento ao cliente, análise de relatórios e dados, elaboração de textos, leituras, apresentações -- tudo o que se faz profissionalmente faz parte de um ciclo.

Se um elo da cadeia não entrega a sua parte corretamente, há grandes chances de alguma coisa não dar certo no final.

Considere uma pessoa que alega conseguir, ao mesmo tempo, traduzir a letra de uma música e analisar um relatório ou conversar com um cliente. Fazer essas três coisas, ou duas que seja, não é possível. É certo que alguma dessas tarefas será feita de modo errado.

Assim, para ser produtivo e eficaz,exercite fazer uma tarefa bem-feita de cada vez e evite distrações e interrupções. Desative temporariamente as mensagens on-line e desligue o celular.

Acredite: a humanidade consegue viver sem você por algumas horas. Sua produtividade certamente aumentará e sobrará mais tempo para outros assuntos.

Adriana Gomes - coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas na ESPM.

Fonte: site Vida e Carreira

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br