Você deixa tudo para depois?


– Filha, está na hora de tomar banho e se aprontar para dormir!

– Já vou, mãe.

– Filho, vem guardar seu material da escola que está na mesa de jantar.

– Já vou, pai.

E esse "já vou" demora, demora, demora muito! Tanto que os pais precisam fazer o pedido novamente uma, duas, três, quatro vezes. E o tal do "já vou" não chega nunca.

Aposto que você fala "já vou" muitas vezes, é ou não é? Ah, confessa! Crianças usam e abusam tanto dessa frase que provocam algumas reações não muito legais nos pais.

Eles vão perdendo a paciência, alteram a voz e muitos deles precisam até gritar para que os filhos atendam ao pedido.

Isso faz com que fiquem bravos com as crianças. Depois, chateados. Os filhos ficam magoados. No fim, essa história não é boa para ninguém.

Então, que tal tomar a iniciativa e acabar com isso? Vou dar uma dica: quando você for avisado de que precisa fazer alguma coisa, mas estiver muito ocupado naquela hora (em uma conversa por mensagens com as amigas ou no fim de um jogo de videogame, por exemplo), dê uma pausa na atividade e vá lá conversar com seus pais.

Olhando nos olhos deles, explique que, antes de ir realizar a tarefa que eles pediram, você precisa só de alguns minutos para finalizar algo.

É bom pensar no tempo necessário: 10, 15, 20 minutos? Diga a seus pais que, passado esse tempo, largará tudo e irá fazer o que foi pedido.

Mas é preciso levar a sério. Acabado o tempo, é preciso parar, mesmo que não tenha conseguido ir até o fim da fase do jogo ou não tenha terminado o papo com os amigos.

Se não deixar o passatempo de lado, aquela história do "já vou" vai continuar para sempre.

Sabe de uma coisa? Aprender a negociar com seus pais vai mostrar que você deixou de ser uma criancinha e já começa a ter responsabilidades. Legal isso, não é? Experimente!


Rosely Sayão. 

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br