Teste de Adequação de Passivos


Teste de Adequação de Passivos

O Teste de Adequação de Passivos - TAP, também conhecido como teste de suficiência de passivos ou teste de passivos a descoberto, é uma avaliação financeira cujo objetivo é determinar se a empresa possui recursos suficientes para cobrir suas obrigações futuras. 

Esse teste é especialmente relevante para empresas que têm obrigações de longo prazo, como empréstimos bancários, títulos emitidos e aposentadorias a pagar, por exemplo. 

Ele pode ser realizado tanto por empresas privadas quanto por entidades governamentais para garantir que elas estejam financeiramente saudáveis.

 

 

Existem várias etapas envolvidas nesse Teste. 

A primeira é identificar todos os passivos da empresa, incluindo aqueles de curto prazo (vencendo em um ano ou menos) e os de longo prazo (vencendo em mais de um ano). 

Em seguida, os ativos da empresa são avaliados, levando em consideração seu valor de mercado atual e sua capacidade de gerar fluxo de caixa futuro.

 

 

Para a realização do TAP nas seguradoras, assim como na saúde suplementar, deve-se estimar o fluxo de caixa futuro pelo agrupamento predefinido pela operadora de saúde, tendo como mínimo a referência definida pela ANS. 

As predefinições que poderiam ser determinadas como exemplo, pela operadora: o tipo de contratação (individual ou coletivo), índice de preços, fator moderador e horizonte temporal. 

No caso horizonte temporal, utilizando premissas como probabilidade do beneficiário rescindir o contrato ou no caso de contratação de plano individual adotar premissa de que o contrato perdure até a morte do beneficiário.

 

 

Esse fluxo de caixa deverá conter: pagamentos futuros dos eventos já ocorridos ou a ocorrer; contraprestações futuras; e despesas administrativas, de comercialização entre outras. 

Ao final, o fluxo de caixa deverá ser descontado a uma taxa livre de risco e subtraído das provisões já constituídas (PESL, PEONA, Remissão etc.).

Quando o resultado for positivo, este deverá ser um valor extra constituído de provisão em função do TAP, denotado como sendo a Provisão do Teste de Adequação de Passivos, sendo esta demonstrada em Nota Técnica Atuarial a ser aprovada.

 

 

Em casos de passivos a descoberto, a empresa precisará tomar medidas para resolver essa situação. 

Isso pode envolver a reestruturação de dívidas, a obtenção de financiamento adicional, a venda de ativos ou outras estratégias para aumentar sua posição de caixa e reduzir suas obrigações.

 

 

É importante destacar que o teste de adequação de passivos é apenas uma das várias análises que uma empresa pode realizar para avaliar sua saúde financeira. 

 Outras métricas e indicadores também são considerados: como índices de liquidez, rentabilidade e eficiência operacional, para fornecer uma visão mais abrangente de seu equilíbrio econômico.

 

Para saber mais sobre o TAP entre em contato conosco:

 

São Paulo: (11) 3335-3366

 

Brasília: (61) 3550-4379

 

relacionamento@assistants.com.br


Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br