O que independência financeira e boa forma têm em comum?


O que independência financeira e boa forma têm em comum?

Diferente da jornada para a boa forma, o plano para a independência descreve melhor o caminho.

Independência financeira e boa forma são dois objetivos perseguidos pela maioria dos indivíduos e que possuem algumas semelhanças. 

Comento quatro características que justificam como os dois estão interligados e o que você precisa fazer para alcançar.

Aqui no escritório, estávamos discutindo alguns aspectos relacionados à jornada para independência financeira.

Em um determinado momento da discussão, Paula Pandini, uma das sócias, comentou: "olha como isso ocorre da mesma forma para quem pretende entrar em forma".

De fato, mas não é em apenas um aspecto que os dois objetivos se assemelham. Há pelo menos quatro características comuns a estas duas metas. Elenco estas quatro principais semelhanças:

I – Na busca pela independência financeira e pela boa forma você vai encontrar uma série de fórmulas mirabolantes, mas o simples é o que funciona;

II – Tanto a independência financeira e a boa forma são objetivos sonhados pela maioria, mas poucos estão dispostos a pagar o preço para alcançar;

III – As duas são metas de longo prazo, que vão demandar disciplina e consistência para alcançar;

IV – A maioria desiste no meio do caminho, pois não vê resultados tão rápido quanto gostaria.

Quantas vezes você já não se sentiu atraído por uma publicidade, que divulgava um atalho para que atinja mais rápido e com menos esforço a boa forma ou fique milionário?

Isso me lembra um vídeo de Simon Sinek, autor do livro Comece pelo Porquê. Na entrevista, que você pode encontrar na internet, ele fala sobre consistência na academia.

Ele explica que se você vai um dia à academia, quando volta e se olha no espelho, você não vê qualquer mudança. Você vai três meses à academia e ao olhar no espelho vê muito pouca alteração. 

Então pensa que esta não é a estratégia adequada para alcançar seu objetivo. Este ponto, é o momento em que muitos desistem.

Como Sinek afirma, em um determinado momento, o qual não se consegue precisar, se você continuar consistentemente indo à academia, você vai notar a diferença.

Aqui vem a grande vantagem na jornada para a independência sobre o caminho para a boa forma. No primeiro, se você seguir o plano traçado, é possível dizer onde você vai estar em cada momento com uma boa precisão.

Portanto, não procure fórmulas. Construa um plano, tenha disciplina, paciência e consistência em seguir o que foi planejado e você vai atingir suas metas.

Michael Viriato - assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br