PATRIMÔNIO LÍQUIDO NEGATIVO?


Seu patrimônio líquido pessoal está negativo?

Saiba porque se preocupar

Buscar um patrimônio líquido positivo é fundamental para alcançar seus objetivos.

A maioria das pessoas calcula errado seu patrimônio líquido (PL) pessoal. 

A confusão reside em achar que seu PL é seu ativo. Assim, você acredita que por ter um apartamento, um automóvel e alguma poupança você tem um patrimônio positivo.

Você talvez se pergunte, mas por que saber meu PL é importante?

Imagine que você fosse investir em uma empresa e visse que o patrimônio dela está negativo. 

Como você avaliaria esta empresa? Qual o risco atribuiria a ela? Que nota daria a sua sustentabilidade financeira?

O que você pensou sobre uma empresa que está com PL negativo, também pode ser atribuído a você, caso esteja na mesma situação.

Saber qual é seu PL é importante, pois ele te ajuda na definição do risco que você pode correr nos investimentos, sua alavancagem financeira e sua sustentabilidade financeira de longo prazo. 

Portanto, fazer este levantamento e acompanhar a evolução é fundamental em um planejamento financeiro.

Mas, o que define o patrimônio líquido?

Conforme os manuais de contabilidade determinam, o patrimônio líquido é a diferença entre o ativo total e o passivo total.

Alguns até entendem este conceito, mas cometem outra falha.

Outro erro comum é acreditar que seu passivo é constituído apenas de suas dívidas financeiras. 

Como na maioria das vezes as dívidas financeiras possuem valores menores que os bens que elas financiam, indivíduos também caem na armadilha de acreditar que possuem um PL positivo.

É importante fazer o levantamento preciso de seus ativos, sejam eles tangíveis e intangíveis. Assim como de seus passivos totais.

Por exemplo, um dos maiores passivos que as pessoas possuem é o passivo previdenciário. 

Muitas vezes o indivíduo não possui dívidas relevantes, mas o passivo previdenciário é o dobro de seus ativos totais, resultando em um elevado PL negativo.

Além das dívidas financeiras, o passivo total é composto também do valor presente de todos os seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo.

Aqui vão duas dicas para corrigir seu PL negativo.

O primeiro passo é evitar a evolução negativa dele. Uma prática que deve ser dispensada para não elevar seu PL negativo é a de financiar aquisição de bens que possuam uma taxa de retorno menor que a taxa de financiamento.

Como você avaliaria o gestor de uma empresa que pega emprestado recursos para aquisição de um bem que produzirá retorno negativo ou pelo menos mais baixo que o custo de dívida?

Esse gestor pode ser você, se está comprando seu automóvel para passeio de forma financiada ou se adquiriu um imóvel e não se certificou de que o retorno deste será maior que a taxa do empréstimo imobiliário.

A segunda dica está relacionada à reversão do PL negativo.

Como em uma empresa, a única forma de transformar um PL negativo em positivo é através da geração de lucros recorrentes e do investimento adequado destes lucros.

Ter lucro significa você gastar menos do que se ganha e investir esta diferença em ativos financeiros que vão gerar mais lucro no futuro.

Seja você um gestor financeiro exemplar de seu patrimônio líquido e terá a segurança de alcançar todos os seus objetivos financeiros.

Michael Viriato - assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br