Por novos mapas mentais


Imagem do artista digital Francisco Albert Albusac

 E a gente se envolve na aventura da Comunicação e da Educação e não consegue parar mais. Porque as referências vão mudando muito rapidamente neste mundo em modo beta perpétuo, como ensina o professor Silvio Meira


O Efeito Borboleta é mais do que uma possibilidade Matemática. Trata-se da transformação do que há no que não havia e passa a ser - em escala - aqui, agora, tudo junto, misturado e ao mesmo tempo. Explico: faz duas semanas que eu estou envolvida com a produção de um conteúdo sobre o qual eu falarei amanhã, durante o 2º Encontro de Educação dos Fundos de Pensão, evento que será realizado pela Associação Brasileira dos Fundos de Pensão.

Como tudo que faço, trabalhei no planejamento do conteúdo, lapidei, testei. Tem sempre alguém querido que se dispõe a colaborar como "cobaia" no processo. Testei a estrutura do conteúdo com o professor Nivaldo Cândido de Oliveira, com quem desenvolvo vários projetos educacionais. O resultado do teste tem margem de erro, é claro! Mas eu consigo sentir se faz ou não sentido aquilo que me proponho a compartilhar. E, por mais que o trabalho me pareça acabado, sempre penso nas lições dos professores Gil Giardelli e Silvio Meira: precisamos de novos mapas mentais para nos localizarmos neste mundo em modo beta perpétuo.

Por causa da teoria instigante - de Silvio Meira, Gil Giardelli, Clay Shirky, John Howskins - eu terminei usando reiteradamente o conceito de CONVERSAÇÃO neste trabalho que vou apresentar. Silvio Meira é literal: INOVAÇÃO É CONVERSAÇÃO. Jonh Howskins é literal: CRIATIVIDADE envolve CONVERSAÇÃO. O mantra de Gil Giardelli é COMPARTILHAMENTO. E Clay Shirky fala em PARTICIPAÇÃO. Dessa CONVERSAÇÃO derivam os conceitos e atitudes de cocriação, cooperação, protagonismo, origem do novo, da evolução, da revolução.

E aí, a coisa salta das letras para a vida

Bom, o fato é que, em razão desse envolvimento, desse mergulho com o processo de estruturação do conteúdo, deixei passar uma dica que vi nas redes sociais. O documentário Quando sinto que sei compartilhado - "coincidentemente" - por Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura que eu sigo pelo Facebook. Mas a informação ficou retida na memória e me incomodando até agora, quando decidi conferir. E a borboleta bateu asas! 


O educador Tião Rocha, que conheci lendo Viviane Mosé, e seu trabalho fantástico com uma nova proposta de Educação e Brincadeira, Educação e Felicidade. Miguel Nicolelis, o neurocientista brasileiro do projeto Walk Again, criador do Manifesto da Ciência Tropical e fundador do Instituto Internacional deNeurociências de NatalJosé Pacheco, da Escola da Ponte. Tanta gente fantástica que, de alguma forma eu conheço. Mais! Tanta gente fantástica que eu nem sonhava que existia. Uma maravilha!

Mas o que eu mais adorei aprender foi que agora existe DESIGNER DE FLUXOS DE CONVERSAÇÃO. Luiz Algarraé um deles. E faz todo o sentido! Porque uma das tecnologias do século 20, a televisão, nos deixou expectadores demais! E o mundo em modo beta perpétuo oferece oportunidade para o PROTAGONISMO, para a transformação da informação em conhecimento e em sabedoria, em novas tecnologias sociais: convivência, relacionamento, compartilhamento, troca intergeracional, coletividade, consenso, solução de conflito, experiência de interdependência e complexidade.



O filme vai mostrando que o processo de consciência desencadeado pela CONVERSAÇÃO potencialmente modela novas escolhas, novos posicionamentos, novas inteligências. Preste atenção à reflexão das crianças a partir dos 12 minutos de exibição do vídeo. Aos 12'45", espontaneamente, surgem as conclusões lógicas e espontâneas: "Consumismo é uma droga, sabia?" . E, aos 19 minutos, você tem a integração Escola, Família, transformação financeira, transformação social, transformação da cadeia de valores humanos e promoção da cidadania.

Para quem desconhece - como eu desconhecia - Luiz Algarra,  segue o TEDxSP: http://www.youtube.com/watch?v=Hl16kOC94-0&list=PLC2F18EF751AD0124

Mas no Youtube tem muito mais, graças a Deus!

Eliane Miraglia - mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP), desde 1991 atua no segmento de Previdência Complementar, consultora da Suporte, é autora do blogue Conversação.

(http://elianemiraglia.blogspot.com.br

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br