O Lado Bom do Trabalho


Estamos acostumados a pensar nos lados bons do trabalho puramente em termos de dinheiro e status. Tendemos a esquecer os outros diversos benefícios que ele, mesmo que de maneira modesta, pode nos trazer. Esse questionamento talvez faça mais sentido ainda, agora. Como encontrar o lado bom no que faço? Por isso, conversamos com um grupo de pessoas diversificadas para extrair delas algumas ideias de benefícios independentes do ganho puramente material.

1. Ajudar a humanidade

Queremos ajudar os outros. Um prazer básico do trabalho é a noção de que podemos melhorar a vida daqueles que estão ao nosso redor. "Ajudar a humanidade” sugere que todo dia, de maneiras diferentes, alguém pode ajudar outra pessoa que cruze o seu caminho, seja com a medicina avançada, na redução de dívidas, das rotinas do escritório ou no atendimento de uma banca de jornal.

2. Identidade

Saber qual trabalho realizar é uma das perguntas mais difíceis que qualquer jovem, em algum momento, precisa responder. Idealmente, o encaixe entre o trabalho e a nossa personalidade traz à tona a melhor versão de nós mesmos.

3. Sociabilidade

O trabalho oferece uma estrutura onde podemos encontrar alguns dos melhores lados de outros seres humanos. O contato é limitado e o código de comportamento profissional estabelece que as exigências que fazemos uns aos outros sejam menos desafiadoras do que na vida pessoal.

4. Controle

O mundo, geralmente, resiste ao nosso desejo de impor nossa vontade sobre ele, mas, no trabalho, podemos nos tornar mestres em algumas atividades ou funções, em uma arena limitada.

5. Um Eu Melhor

Idealmente, o trabalho nos convida a desenvolver ou aperfeiçoar algumas de nossas melhores qualidades, como paciência, inteligência ou criatividade.

6. Significado

Um trabalho se torna significativo quando aumenta o prazer ou diminui a dor do outro. Um neurocirurgião reconhece o privilégio de ter um dos trabalhos mais significativos de todos. Por outro lado, uma arquiteta se orgulha ajudando a sociedade a mudar da vida nômade para uma fixa e urbana.

7. Dignidade

Com um trabalho para chamar de nosso, podemos desfrutar de um pouco de dignidade. Podemos ser respeitados por nossa comunidade, conseguimos contribuir para a vida dos outros e temos uma função.

8. Crescimento

É suportável trabalhar muito, desde que nossa inteligência esteja envolvida e nossas faculdades sejam exercitadas, desde que tenhamos a sensação de que estamos crescendo.

O trabalho cotidiano pode facilmente nos deixar entediados ou esgotados. Para muitos de nós, é nesse momento que começamos a fantasiar sobre mudar de carreira. No entanto, o que geralmente mais precisamos é nos sentir reconectados com nossos valores básicos e com o impacto e benefício para o mundo do trabalho em nossas mãos. O momento não poderia ser mais propício para fazermos essas avaliações em relação à nossa vida profissional e enxergar como a nossa empresa ou o nosso trabalho autônomo está servindo o bem maior.

 

Fonte: The School of Life Brasil


Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br