A regra de ouro do microempreendedor


Empreendedores não devem misturar a conta da empresa com sua conta pessoal.

O Brasil tem cerca de 8 milhões de microempreendedores formais. O número de informais deve ser muito maior. O Sebrae estima o total em 25 milhões. Se pudéssemos dar uma dica econômico-financeira para esses microempreendedores aumentarem a chance de seus negócios irem para frente, qual seria?

Um artigo publicado numa ótima revista acadêmica da área tentou responder a essa pergunta. Os autores fizeram um experimento com microempreendedores da República Dominicana. Eles dividiram aleatoriamente em dois grupos distintos os 1.193 microempreendedores que se inscreveram para realizar um treinamento.

Para o grupo 1 foi oferecido um treinamento completo em matemática financeira, contabilidade e empreendedorismo. Para o grupo 2 não foi oferecido nada disso. A estas pessoas, os autores disseram simplesmente que o microempreendedorismo tem uma “regra de ouro” a ser seguida: não misturar a conta da empresa com a conta pessoal do microempreendedor.



Esther Fisher contou ao fotógrafo Vladimir Antaki que teve de aprender a comandar a loja de itens de costura após a morte do marido, quando já estava chegando aos 70 anos, em Toronto Vladimir Antaki


Primeiro ela tem de definir qual é o valor de que precisa por mês para viver. Vamos dizer que, para dar conta dos seus gastos mensais, a pessoa precise de 2 mil reais.

Em segundo lugar, em cada mês, durante muito tempo, a pessoa só pode tirar da empresa no máximo esses 2 mil. Nunca, sob hipótese alguma, ela vai tirar mais do que isso.

Em terceiro lugar, se em algum mês a empresa lucrar mais do que 2 mil reais, essa sobra deve ser reinvestida na empresa. Simples assim. Essa é a regra de ouro que deve ser seguida até a empresa deslanchar.

O que os autores encontraram? Um resultado bem legal. As chances de os microempreendimentos do grupo 1 irem para a frente não mudaram com o treinamento “completo”.

Em contraste, as chances de os microempreendimentos do grupo 2 irem para a frente aumentaram. Mais ainda: quanto menores a escolaridade e a qualificação do empreendedor, maior a vantagem do treinamento com a regra de ouro.

O resultado desse artigo é muito importante. Temos nos preocupado cada vez mais com educação financeira. O número de ações públicas e privadas nessa frente vem aumentando bastante.

No entanto, se não pensarmos seriamente em como desenhar essas ações, todo o esforço pode ir pelo ralo. Aparentemente, há também uma regra de ouro para os educadores dessa área: quanto mais simples e claro, melhor. 

Fonte: coluna Por quê?  Jornal FSP

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br