MEDVEDEV: IDADE DE APOSENTADORIA TERÁ QUE AUMENTAR CEDO OU TARDE


O Primeiro-Ministro russo Dmitry Medvedev apoiou, pela primeira vez, o aumento da idade de aposentadoria no país, mas sem afirmar quando essa decisão poderá ser tomada.

Atualmente, a idade de aposentadoria na Rússia é de 60 anos para os homens e 55 anos para as mulheres. O Ministério da Fazenda insiste que essa seria a única maneira de resolver o crônico déficit da Previdência Social em meio a uma tendência democrática negativa.

Ele propõe que a idade seja ajustada ano a ano a partir de 2018-2019, atingindo, gradualmente, os 65 anos para homens e mulheres.

O Primeiro-Ministro declarou, durante uma discussão sobre o orçamento de 2016 realizada em outubro, que o governo “teria que lidar com a questão da idade de aposentadoria cedo ou tarde”.  No mês seguinte a fórmula sofreu ajustes pontuais.

 “É compreensível que, cedo ou tarde, nós tenhamos que tomar a decisão de aumentar a idade de aposentadoria. A expectativa de vida cresce no mundo inteiro e o mesmo acontece com as idades de aposentadoria. Trata-se de um processo bastante objetivo”, disse Medvedev em entrevista publicada pelo jornal Rossiyskaya em 11/11.

Contudo, o premier afirmou que o tempo certo para a elevação das idades ainda não chegou. “Não devemos nos precipitar. É por isso que ainda não tomamos uma decisão.” 



Russia Beyond the Headlines
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br