85% DOS FUNDOS DE PENSÃO PODEM FALIR EM 30 ANOS


Um estudo da consultoria Bridgewater Associates aponta que os fundos de pensão públicos deverão obter retornos anuais de 4% ou menos nos próximos anos devido às baixas taxas de juros e alta volatilidade dos mercados. Esse cenário fará com que 85% dos fundos públicos entrem em falência nos próximos 30 anos.

Atualmente, os planos públicos têm apenas US$ 3 trilhões em ativos para pagar cerca de US$ 10 trilhões em obrigações previdenciárias nas próximas décadas, revela a consultoria. A fim de arcar com o passivo, os fundos precisariam de uma taxa anual de retorno de 9%.

Muitos fundos de pensão presumem taxas de rentabilidade anuais de 7% a 8%, patamar demasiadamente elevado, alegam especialistas. Ainda que os fundos de fato alcançassem tal rentabilidade, indica o estudo, eles ainda enfrentariam um déficit de cerca de 20%. Após avaliar uma ampla gama de cenários de mercado, a Bridgewater Associates concluiu que em 80% deles os fundos tornariam-se insolventes dentro de 50 anos.

Outro estudo, publicado no começo do ano pelo Rockefeller Institute of Government, apontou sérios problemas nos fundos de pensão de estados e municípios americanos. Segundo o relatório, maus incentivos e regras inadequadas permitiram o aprofundamento dos déficits nas entidades do setor público. “Os fundos mascaram o verdadeiro custo do provimento de benefícios e estimulam a falta de fundeamento, os baixos níveis contributivos e a tomada excessiva de riscos”, diz o estudo.

Especialistas acreditam que a crise pode se intensificar ainda mais cedo do que o previsto pela pesquisa da Bridgewater em decorrência da má performance das carteiras tradicionais, compostas predominantemente por títulos e ações.  



Gold Seek
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br