O IMPACTO DO ENVELHECIMENTO SOBRE AS HABILIDADES FINANCEIRAS


As habilidades financeiras pessoais começam a diminuir por volta dos 60 anos, observa o Center for Retirement Research (CRR). Trata-se de uma tendência preocupante, alegam especialistas, dado que a dependência nos planos de Contribuição Definida é cada vez maior.

            Estudos indicaram um declínio das habilidades e comportamentos associados aos investimentos, os quais afetam a autoconfiança e a capacidade individual de julgamento de assuntos financeiros.

O CRR cita um estudo realizado com idosos que teve como enfoque as habilidades potencialmente afetadas pelo envelhecimento, dentre elas a capacidade de fazer cálculos e compreender como as taxas de juros funcionam, a associação entre os preços dos títulos e as taxas de juros e as diferenças históricas entre renda fixa e variável. O estudo também buscou apurar o nível de confiança dos entrevistados em relação às suas respostas.

Ficou provado que embora a educação financeira diminua ao longo do tempo, a confiança do indivíduo acerca de seus conhecimentos e capacidade de gerir a vida financeira permanece inalterada.

“Mais da metade dos idosos com redução significativa da capacidade cognitiva não recorre a ninguém em busca de ajuda, a não ser o próprio cônjuge. Devido à crescente dependência dos aposentados nos planos de Contribuição Definida, é provável que esse declínio cognitivo venha a surtir efeitos adversos sobre o seu bem-estar”, revelou o estudo. 



FedWeek
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br