FUNDOS GREGOS À BEIRA DO COLAPSO


Os fundos de pensão gregos podem entrar em colapso já a partir do próximo ano, informou o jornal alemão Westdeutsche Allgemeine Zeitung.

O artigo afirma que o governo grego, pressionado pela crise econômica, implementou reformas no sistema. A idade de aposentadoria foi elevada para 67 anos, os benefícios foram reduzidos em quase um terço e muitos fundos foram unificados.

Entretanto, argumenta a matéria, todas essas medidas foram insuficientes. Os déficits continuam a crescer e a lacuna de fundeamento se deve a problemas estruturais e econômicos.

Juntamente com Itália e Alemanha, a Grécia possui a pior perspectiva demográfica da Europa e um número decrescente de empregados paga pelos benefícios de um número cada vez maior de pensionistas.

A crise também afetou a quantidade de nascimentos no país. Desde 2008, esse número caiu 15%. Além disso, a Grécia vem lutando contra o alto nível de desemprego, a redução de salários, empregos em meio período e a informalidade.

Os dois maiores fundos de pensão gregos já registram déficit de 2 bilhões de euros em 2014. Como esses déficits podem ser recuperados?, questiona a publicação. O Instituto do Trabalho grego sugere o aumento da tributação sobre o lucro dos bancos. 



Chania Post
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br