ESTUDO: ATIVOS DOS 300 MAIORES FUNDOS DE PENSÃO DO MUNDO SUPERAM US$ 15 TRILHÕES


Os ativos dos 300 maiores fundos de pensão do mundo cresceram mais de 3% em 2014, superando a marca de US$15 trilhões graças ao aumento da poupança de aposentadoria na América do Norte e Europa, indica um estudo.

O envelhecimento da população nos países desenvolvidos estimulou o acúmulo de recursos previdenciários, ao passo que os governos têm provido incentivos para estimular os cidadãos a economizar mais e, assim, afastar o risco de pobreza na idade avançada.

A América do Norte teve a maior taxa de crescimento composta em 5 anos  (cerca de 8%), indica o estudo realizado pela publicação especializada Pensions & Investments (P&I) e a consultoria Towers Watson.

No mesmo período, o crescimento foi de 7% na Europa e 4% na região da Ásia/Pacífico. Os dados foram obtidos de fontes como a P&I 1000 (lista dos mil maiores fundos estadunidenses), relatórios anuais, páginas eletrônicas e consultas diretas junto às entidades previdenciárias.

 “Embora os passivos também tenham aumentado significativamente, esse crescimento reflete um grande aumento da poupança previdenciária”, diz Chris Ford, chefe global de Investimentos da Towers Watson.

A redução do número de fundos de Beneficio Definido baseados no salário final também foi evidenciada no estudo. A edição mais recente do levantamento revelou que tais planos correspondem a 67% do total de ativos, contra 75% há cinco anos.

Os ativos de Contribuição Definida (CD), cujo volume depende das oscilações do mercado, foram os que mais cresceram (5%). Já os ativos BD registraram crescimento de 4%. Os fundos CD respondem por 43% dos ativos globais.



Reuters
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br