BVK alemão cria veículo para financiar dívida de município


O fundo alemão Bayerische Versorgungskammer - BVK (€58,7 bilhões sob gestão) criou um veículo de dívida para uma cidade de “grande porte” na região norte do país. O instrumento de dívida - ou “Schuldscheindarlehen”-, que movimentará valores na casa de oito dígitos, possui maturidade de dez anos, informou o BVK.

            O fundo não quis dar mais informações sobre o montante envolvido no negócio, tampouco a parcela que o instrumento terá de sua carteira de investimentos. Contudo, o BVK informa que já realizou transações similares com outras cidades alemãs ao longo dos últimos anos, “especialmente com municípios de grande porte”, em função da magnitude de seu próprio portfólio. 

            Por meio de nota, o BVK afirmou que o financiamento por meio de investidores institucionais oferece aos municípios a chance de transferir as dívidas de veículos com maturidades curtas para mais longas, diversificando os instrumentos de dívida tradicionais disponibilizados pelos bancos. Para o Versorgungswerke, esses instrumentos também oferecem a possibilidade de diversificação das carteiras de renda fixa.

            A transação foi coordenada pela gestora de ativos alemã SEB AG, que figura como uma das principais fontes de financiamento de dívida municipal do país.

            No verão de 2014, a cidade de Offenbach, na província de Hessen, recebeu 140 milhões de euros de um veículo de financiamento de dívida emitido por uma  empresa do sul da Alemanha cujo nome não foi divulgado. A transação foi conduzida pela consultoria Kandler Gruppe.

            O prefeito de Offenbach ressaltou que seria impossível para a cidade obter financiamento com prazo de dez anos via qualquer instituição bancária.

IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br