FUNDOS DE PENSÃO DE HONG KONG SOFREM PRIMEIRA PERDA DO ANO


O Mandatory Provident Fund (MPF) de Hong Kong passou por maus bocados no mês passado, com seus 481 fundos sofrendo perda média de 0,79%. Foi, sem dúvida alguma, o pior mês do ano para o fundo de pensão.

A maioria das categorias de fundos com investimentos em títulos, ações ou moeda sofreu perdas que variaram de 0,2% até 2%, de acordo com a empresa de processamento de dados Lipper. Os fundos de investimento em ações da China obtiveram o pior desempenho, registrando perda de 2,33%, seguidos pelos fundos de investimento na região Ásia-Pacífico (excluindo-se Japão), que perderam 2,26% e, por fim, os fundos de investimento em ações de Hong Kong, com 1,83% de perda.

O MPF, contudo, conseguiu superar o desempenho do Índice Hang Seng, que caiu 2,5% no mês passado – movimento contrário ao crescimento de 13% observado em abril.

 “Globalmente, maio foi um mês difícil para os investidores, já que vários fatores que vinham estimulando o crescimento dos mercados sofreram forte retrocesso no mês passado,” afirma Mark Konyn, presidente da Cathay Conning Asset Management.

Segundo ele, o enfraquecimento do dólar americano associado ao aumento dos retornos dos títulos de dívida dos EUA evidenciou o desempenho ruim da economia do país nos primeiros meses do ano. Na Europa, persistiram a apreensão acerca da saída da Grécia da UE e da fuga de capitais do sistema bancário.

O mercado de Shanghai cresceu 3,83% no mês passado, mas os fundos de investimento em ações chinesas ficaram no vermelho devido às fortes restrições aos fundos nos quais o MPF pode investir e ao fato de que os fundos em renda variável chinesa do MPF contêm apenas empresas chinesas listadas em Hong Kong.

 “Fundos de investimento alinhados a índices de referência têm tido um desempenho ruim neste ano. Qualquer fundo com pouco exposição a empresas chinesas teve desempenho abaixo da média e a tendência deve continuar”, diz Konyn. “Os principais riscos permanecem e eles estão relacionados à incapacidade da Grécia em lidar com a dívida pública, ao aumento mal gerenciado da taxa de juros dos EUA e à fraca produtividade global.”

Em 2015, maio foi o primeiro mês com perdas para o MPF. Em abril houve um crescimento de 5,28% devido, principalmente, à forte alta - maior dos últimos sete anos - dos mercados da China e Hong Kong.

O MPF cobre os 2,5 milhões de funcionários da cidade. De acordo com dados da Mandatory Provident Fund Schemes Authority, cerca de 40% dos HK$500 bilhões sob gestão estão investidos em fundos mistos de ativos variados, 39% em ações, e o restante em fundos conservadores (renda fixa e moeda).



South China Morning Post
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br