POUPANÇA PREVIDENCIÁRIA ATINGE SALDO HISTÓRICO DE 3 BILHÕES DE PESOS


A poupança de aposentadoria dos trabalhadores formais mexicanos atingiu o saldo recorde de três bilhões de pesos; o equivalente a 15% do Produto Interno Bruto (PIB), informou a Comisión Nacional del Sistema de Ahorro para el Retiro (Consar).

Apesar dessa conquista, disse a agência, “os próximos anos serão críticos para a fase de acumulação de recursos para aposentadoria”, sendo imprescindível que a população aumente as contribuições voluntárias aos fundos de pensão (Afores).

A Consar disse que desses três bilhões de pesos, 1,6 bilhão corresponde a contribuições que empregadores, trabalhadores e governo fizeram durante os 20 anos de operação do sistema previdenciário.

A autoridade também afirmou que o restante, cerca de 1,3 bilhão, é resultado da rentabilidade líquida gerada pelos investimentos feitos diariamente pelas Administradoras de Fondos para el Retiro (Afores).

Poupança compulsória é muito baixa

A Consar assinalou que a poupança acumulada via contribuições obrigatórias para os fundos de pensão - o equivalente a 6,5% do salário base do trabalhador -  ainda é muito baixa para assegurar uma velhice digna à população.

A autoridade observou ainda que se as contribuições obrigatórias fossem de 11,5% (ao invés dos atuais 6,5%), o saldo acumulado nos fundos de aposentadoria seria 65% maior, fazendo com que o patrimônio administrado pelas Afores chegasse a 4,95 bilhões de pesos.  

Em 2030, se as contribuições aumentassem de 6,5% para 11,5%, a poupança acumulada seria de 11,4 bilhões de pesos ao invés de 9,4 bilhões.



Publimetro
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br