LIDERANÇA PREVIDENCIÁRIA CANADENSE FAZ ALERTA SOBRE INTERFERÊNCIAS POLÍTICAS


O CEO do Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), maior fundo de pensão público do Canadá, advertiu os legisladores ​​para que não interfiram nas políticas de investimento da entidade, que deve operar “a uma distância segura do governo”.

O governo liberal do Canadá procura maneiras de atrair investidores privados, como os fundos de pensão, para investimentos em novos projetos de infraestrutura, tendo prometido, inclusive, alocar CAN$ 125 bilhões em recursos públicos ao longo dos próximos 10 anos.

Em palestra proferida durante reunião do Comitê de Finanças da Câmara dos Deputados na terça-feira, o CEO do CPPIB, Mark Machin, disse que o fundo aprecia as oportunidades de investir em grande escala - mais de CAN$ 500 mi - na infraestrutura canadense, mas advertiu que pressões políticas para “forçar” investimentos são prejudiciais.

“O fato de prestarmos contas e, ao mesmo tempo, mantermos uma distância segura do governo ao tomarmos decisões técnicas sobre os investimentos é algo realmente importante, e a nossa expectativa é que continue assim”, declarou Machin na ocasião. “Não é nada bom que o governo cruze essa linha e comece a exercer pressão indevidamente”, completou.

Um conselho consultivo formado pelo governo canadense recomendou a criação de um banco de infraestrutura para viabilizar investimentos privados. O objetivo é que a instituição atraia CAN$4 de capital privado para cada dólar investido pelo governo.

“Vamos analisar cuidadosamente como esse processo ocorrerá e quais serão os resultados”, disse Machin. “Elementos que ajudem a aumentar as oportunidades de investimento são sempre bem-vindos. O ‘diabo’ está no detalhe de como tudo será implementado.”   

 



Financial Post
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br