ELEVAR A IDADE DE APOSENTADORIA É "INEVITÁVEL", DIZ PROFESSOR DA UBC


Em novo relatório, o Comitê Consultivo Econômico do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau recomendou que o governo aumente a idade de aposentadoria a fim de impulsionar a economia.

No relatório divulgado em 06 de fevereiro, o comitê fez uma série de recomendações para expandir a força de trabalho, incluindo-se aí um maior acesso a programas de formação e capacitação, a oferta de creches a preços acessíveis e incentivos para que os trabalhadores mais velhos permaneçam no mercado de trabalho.

O relatório sugere a revisão e o aumento da idade mínima para se ter acesso aos benefícios do programa público Old Age Security (OAS) e do Canada Pension Plan (CPP). Também foi sugerido que o governo faça  uso de diferentes incentivos, como o adiamento da aposentadoria até os 70 anos, a fim de encorajar os trabalhadores a permanecerem no mercado de trabalho por mais tempo.

Paul Kershaw, professor da Escola de Populações e Saúde Pública da University of British Columbia, afirma que o governo está tentando aumentar a produtividade para elevar a arrecadação.

 “Há cinquenta anos, quando estávamos em processo de criação do CPP, OAS e do seguro-saúde (Medicare), nós pedimos que os trabalhadores financiassem esses programas via impostos calculados com base numa relação de quinze idosos para cada cem trabalhadores ativos. Mas agora essa proporção é de cerca de 25 idosos e em breve será de 50”, disse Kershaw.

 “O governo está sendo obrigado a lidar com uma demanda cada vez maior por benefícios em função do envelhecimento da população, mas nós não exigimos que a população pagasse o suficiente para fazer frente a esses benefícios.”

Movimento controverso

A elevação da idade de aposentadoria é um movimento político controverso, observa Kershaw.

De fato, em março passado, o governo Trudeau cumpriu uma promessa de campanha ao reverter a decisão anterior do governo Harper de aumentar a data de elegibilidade no programa público (OAS) de 65 para 67 anos.

Kershaw afirmou que o governo Harper tentou tornar a mudança mais palatável ao assegurar que ninguém com mais de 50 anos seria afetado, embora muitos grupos - como o Canadian Association of Retired Persons - tenha lutado contra a ideia a fim de proteger a idade de aposentadoria futura dos trabalhadores mais jovens.

O professor disse ainda que um aumento na idade de aposentadoria seria improvável no curto prazo, mas que algum tipo de ajuste será “inevitável” em função da expectativa de vida mais longa e do desejo de garantir que a população, em processo de envelhecimento, arque com o pagamento de boa parte dos benefícios.

“Neste momento, a mudança demográfica é algo semelhante às alterações climáticas. É uma daquelas coisas que continuarão acontecendo independente de lidarmos ou não com ela. Agora é o momento certo de começarmos a tratar objetivamente do assunto.”  



CBC News
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br