PLANOS CD PRECISAM REAVALIAR AS OPÇÕES DE INVESTIMENTO


Planos de Contribuição Definida (CD) precisarão reconsiderar as opções de investimento disponíveis, afirma a Mercer

Muitos participantes de planos CD investem seus recursos a fim de poderem adquirir uma anuidade no ato da aposentadoria. Porém, algumas das estratégias de renda vitalícia podem não ser mais adequadas às necessidades do participante, já que a partir de abril de 2015 a compra de anuidades deixará de ser obrigatória no Reino Unido. 

O Chefe da Área de Poupança e Planos CD da Mercer, Brian Henderson, afirmou: “Nós acreditamos que muitas pessoas ainda optarão pela compra de uma anuidade a fim de terem um fluxo garantido de renda sem precisar manter uma carteira de investimentos na aposentadoria. Contudo, dar aos consumidores mais opções que atendam às suas diferentes necessidades será um desafio para os gestores de planos CD.” 


Segundo Henderson, os planos precisam levar em consideração que nem todos os participantes que investem na opção padrão do plano podem vir a precisar de uma anuidade, já que muitos preferirão sacar os recursos de uma só vez ou realizar saques periódicos.

O executivo explica que os futuros aposentados tendem a ter um padrão de despesas na forma de ‘U’, ou seja, os gastos são altos logo após a aposentadoria, vão diminuindo com o passar dos anos, e posteriormente voltam a subir em função de problemas de saúde e necessidade por cuidados em tempo integral.

“Experiências de outros países, com a Austrália, sugerem que tal padrão dará origem à demanda por planos de pensão que ofereçam crescimento dos ativos e estabilidade de capital durante a fase de aposentadoria. Em outras palavras, os planos CD mais bem sucedidos serão aqueles que não apenas levam as pessoas até a aposentadoria, mas as ajudam a atravessar a fase de percepção do beneficio”, acrescenta Henderson.  



Pension Funds Insider
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br