INVESTIDORES INSTITUCIONAIS DIMINUEM EXPOSIÇÃO À RÚSSIA E À UCRÂNIA


Os investidores institucionais com exposição à Rússia e à Ucrânia reduziram as alocações nesses mercados no trimestre encerrado em 31 de março.

De acordo com a empresa de pesquisa eVestment, 82% das estratégias que incluíam a Rússia sofreram redução no período. Na Ucrânia, 60% das gestoras de ativos que operam em nome de investidores institucionais reduziram suas alocações no primeiro trimestre de 2013.

Peter Laurelli, vice presidente e chefe de pesquisa da eVestment, afirma que o distanciamento mais rápido dos investidores institucionais da Rússia em comparação à Ucrânia faz todo sentido, uma vez que a Rússia tinha participação maior nas carteiras antes da crise que se abateu sobre a região.

Para Laurelli, a situação na Ucrânia é bastante distinta. Houve um declínio significativo na exposição ao país nos três meses anteriores a 31 de dezembro (25%). Porém, apesar das estratégias terem reduzido a porcentagem das carteiras, a exposição total à nação de fato aumentou 8,5% no trimestre encerrado em 31 de março (aproximadamente US$ 600 milhões).

Contudo, nos seis meses anteriores a 31 de março, pesquisas revelam que a exposição dos investidores institucionais à Ucrânia havia caído 18,9%, o equivalente a US$1,9 bilhões.

 



Pensions & Investments
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br