PENSÃO ESTATAL BRITÂNICA É UMA DAS MAIS BAIXAS DO MUNDO, DIZ OCDE


Os pensionistas britânicos recebem benefícios do sistema estatal cujo valor é inferior ao de muitos países. A conclusão é de recente estudo conduzido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE.

Atualmente, o beneficio cheio pago pela previdência estatal corresponde a apenas 16% da renda média do país. Trata-se de um patamar bastante baixo se comparado a outras economias. A OCDE argumenta que a média mundial é de 20,5%.

Contudo, se considerados os chamados “créditos previdenciários”, o valor do beneficio pode chegar a 21,6% da renda média britânica. Embora esteja alinhado ao restante do mundo, tal patamar é bem inferior ao de países desenvolvidos.Na Irlanda, por exemplo, os pensionistas recebem 33% da renda média nacional.

 Análise comparativa 

Os pensionistas britânicos recebem um beneficio cujo valor se compara aos praticados por Suíça e Japão, porém bem abaixo do que recebem os aposentados da Nova Zelândia, Dinamarca e Irlanda. Os chineses, por sua vez, recebem benefícios que correspondem a apenas 2% do salário médio do país.  

País

Valor do benefício

 % do salário médio

Nova Zelândia

40,1%

Dinamarca

36,3%

Irlanda

33,0%

Canadá

32,2%

Holanda

27,1%

Austrália

27,1%

França

25,6%

Suécia

23,2%

Reino Unido

21,6%

Japão

20,1%

Espanha

19,6%

Itália

19,1%

Alemanha

19,0%

EUA

17,3%

Turquia

6,0%

China

2,0%

 

O Reino Unido também tem uma das menores taxas de reposição dentre os países desenvolvidos. Tal taxa é calculada dividindo-se o beneficio líquido pela renda líquida pré-aposentadoria. O resultado demonstra a eficácia do sistema previdenciário em prover uma renda de aposentadoria que substitua os ganhos da ativa. Quanto menor o resultado, maior será a queda da renda do pensionista.

Os únicos países com taxas de reposição mais baixas que as britânicas são Chile e México. Os pensionistas do Reino Unido possuem uma taxa de reposição de 40% em comparação com a média de pouco mais de 60% da OCDE.

Desigualdade de  gênero 

O Reino Unido também é um dos poucos países que ainda possui idades de aposentadoria distintas para homens e mulheres. Em 2014, as mulheres britânicas podiam receber o beneficio aos 62,5 anos e os homens aos 65.

Em 2018, as idades irã convergir em 65 anos, chegando aos 67 até 2028, o que significa que os britânicos terão uma das idades mais altas para se aposentar em todo o mundo. Somente a Irlanda e a República Tcheca pretendem fazer com que os cidadãos trabalhem até os 67 anos. No mundo desenvolvido, a idade mínima média deve se manter em torno dos 65 anos.



BT.com
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br