FUNDO SOBERANO DA NORUEGA DESINVESTE DA DUKE ENERGY ALEGANDO "RISCOS AMBIENTAIS SEVEROS"


O Banco Central da Noruega anunciou que o Fundo de Pensão do Governo Norueguês (US$ 900 bi sob gestão) deixará de investir na Duke Energy.

A decisão é resultado de uma investigação realizada pelo Conselho de Ética do fundo de pensão, segundo a qual a Duke Energy deixou de lidar adequadamente com o vazamento de cinzas de carvão no estado americano da Carolina do Norte, algo considerado “um risco inaceitável de graves danos ao meio ambiente”.

A partir dessa avaliação, o conselho recomendou que a Duke Energy fosse excluída da carteira do fundo por razões éticas. Cerca de 4,7 milhões de ações e títulos de Duke, avaliados em US$ 545 milhões, foram vendidos pelo Fundo de Pensão da Noruega.

Em maio de 2015, dados já haviam sido encaminhados ao parlamento norueguês e ao Conselho de Ética do fundo a respeito da extensa e contínua poluição da água pelos tanques de cinzas. Na época, defendeu-se a venda das ações da Duke por motivos éticos.

Recentemente, a ONG Waterkeeper Alliance enviou um pacote de dados para a Noruega enfatizando que a Duke não havia tomado medidas adequadas para lidar com o vazamento contínuo de metais pesados em reservatórios de água potável. A ONG também alegou que a empresa estaria planejando deixar 70% das cinzas de carvão em tanques defeituosos localizados na Carolina do Norte.

A Duke Energy passa a integrar a longa lista de empresas com performance  absolutamente inaceitável sob o ponto de vista do Conselho de Ética, sendo, portanto, considerada imprópria para investimento por um dos maiores fundos soberanos do mundo.

A Waterkeeper Alliance continuará a informar os principais investidores institucionais de empresas de carvão do mundo a respeito dos severos riscos ambientais trazidos pelo vazamento de tanques de cinzas em água potável, defendendo, sempre que possível, o desinvestimento em tais companhias. 



EcoWatch
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br