PASSIVOS PREVIDENCIÁRIOS SUPERAM O PIB PELA PRIMEIRA VEZ


Os passivos de planos BD privados (ou salário final) britânicos atingiram a marca de 2 trilhões de libras, superando o PIB do país pela primeira vez em função das taxas de juros baixíssimas, afirma a consultoria Hymans Robertson.

 As baixas taxas de juros têm impedido que os fundos de pensão obtenham a rentabilidade necessária para arcar com suas obrigações.

O volume de passivos supera o PIB britânico de 1,8 trilhões de libras, declarou, em comunicado à imprensa, a consultoria Hymans Robertson.

“Há uma necessidade cada vez maior para que os planos BD invistam em ativos geradores de renda ao invés de simplesmente buscarem o crescimento do capital”, afirmam os consultores. “Isso tornaria os planos mais resistentes a retornos ruins, evitando, ainda, que tenham que vender ativos às pressas para pagar benefícios.”

Os fundos de pensão britânicos têm investido pesadamente em ativos mais rentáveis e com maior risco nos segmentos de infraestrutura e dívida corporativa.

A consultoria declarou ainda que as recentes reformas previdenciárias tendem a resultar em transferências anuais de cerca de 10 bilhões de libras de planos BD para CD, que permitem aos aposentados utilizar a renda de aposentadoria como bem entenderem. Esse movimento ajudará a aumentar a lacuna entre as contribuições recebidas pelos planos BD e os benefícios devidos por esses programas. 



Reuters
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br