TABACO PERMANECE COMO BOM INVESTIMENTO, AFIRMAM FUNDOS DE PENSÃO HOLANDESES


Mais de 50% dos investidores institucionais holandeses planejam investir na indústria de tabaco, revelou um relatório publicado pela consultoria Trouw na terça-feira.

 “Muitos investidores dizem que o fumo é uma atividade legalizada, não vendo, portanto, razão alguma para alterar as suas políticas”, disse o pesquisador Hester Holtland em estudo produzido pela Associação de Investidores para o Desenvolvimento Sustentável (VBDO).

A pedido da Heart Foundation holandesa, a VBDO examinou a política de investimento de 55 investidores institucionais holandeses, incluindo trinta fundos de pensão, seis bancos, oito gestoras de ativos e onze seguradoras.

A maioria dos investidores disse que planeja investir no setor de tabaco. 53% afirmaram não possuir investimentos diretos em tabaco no momento.

Segundo Holtland, há vários mitos no ambiente financeiro e o tabaco é visto como um bom investimento. Contudo, o número de fumantes está em declínio no mundo todo, de modo que as expectativas de ganho no setor tendem a diminuir no longo prazo.

Outra objeção é a de que muitas crianças trabalhariam em plantações de tabaco, onde os direitos humanos são amplamente ignorados.

 

Fundo dos servidores

Apesar disso, o enorme fundo de pensão dos funcionários públicos do país (ABP) continua a investir em tabaco. “Não investimos em empresas que fabricam produtos ilegais. Fumar permanece uma prática legalizada e não vemos nenhuma razão para não investir no tabaco”, disse Asha Khoenkhoen, do ABP.

Há grandes diferenças entre os investidores institucionais. “Dois terços dos fundos de pensão ainda não possuem uma política formal para os investimentos na indústria do tabaco”, explicou Holtland. “Dentre as seguradoras, esse percentual é de 10%”, acrescentou. “As seguradoras que oferecem planos de saúde participam do dia a dia do setor de saúde; logo, é natural que busquem adaptar as suas políticas de investimento.”

Floris Italianer, diretor da Heart Foundation, declarou-se chocado com os resultados. A maioria da população apoia uma geração sem fumo, diz ele. “Espera-se que os fundos de pensão levem suas responsabilidades sociais a sério e contribuam para uma vida saudável”, afirmou o executivo por meio de nota.  



DutchNews
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br