FUNDOS DE PENSÃO RECORREM A BUYOUTS PARA REDUZIR RISCOS


Empresa canadense adquire $500 milhões em anuidades para fundear passivo previdenciário

No ano passado, as empresas canadenses viram seus fundos de pensão aumentar substancialmente devido aos ótimos resultados providos pelo mercado acionário. Os investimentos foram tão lucrativos que a consultoria Mercer estima que 40% dos planos estivessem plenamente fundeados ao final de 2013, colocando-os nas condições financeiras mais favoráveis dos últimos 12 anos. “Entretanto, isso significa que agora as entidades têm decisões importantes a tomar quanto à melhor forma de reduzir riscos”, afirma Ian Markham, líder da área de Gestão de Riscos Previdenciários da Towers Watson do Canadá.

Uma alternativa é utilizar parte dos ganhos da renda variável para adquirir uma anuidade administrada por uma companhia seguradora, transação mais conhecida como buyout, lembrou o executivo durante entrevista à rede CBC. “Os fundos dão seu dinheiro à companhia seguradora, que o investe e faz os pagamentos.” Esse é um procedimento bastante comum nos EUA e Reino Unido, salienta Markham.

O maior buyout até o momento

Recentemente, uma empresa canadense comprou $500 milhões em anuidades de uma seguradora que assumirá o pagamento de suas obrigações à medida que elas forem sendo devidas. A Towers Watson não revelou o nome da companhia, mas informou que esse foi o maior buyout na história do Canadá, bem como o começo de uma tendência a favor de tais transações no país. “Há alguns anos, o mercado anual de anuidades somava meio bilhão, que é justamente o valor envolvido nessa transação. Em anos recentes, esse mercado passou a captar cerca de $2 bilhões anualmente, então há uma tendência de crescimento e maior interesse por esse tipo de arranjo”, explica Markham. A vantagem das anuidades em grupo ou coletivas é que a empresa pode retirar o passivo previdenciário do balanço financeiro.

Os perigos do mercado acionário

“O perigo está em investir mais em ações, uma vez que os mercados estão muito voláteis. Se a companhia falir, também há o risco dos aposentados ficarem sem o benefício”, advoga o executivo.

Ele diz ainda que a solução não funciona para todos os fundos de pensão, mas é particularmente atrativa para empresas maduras com grandes planos que precisam planejar muito bem o pagamento de futuras aposentadorias. “O lado ruim desse tipo de transação é que o fundo de pensão pode deixar passar oportunidades interessantes de investimento quando o mercado estiver em alta; o lado bom é que eles se isentam da necessidade de monitorar o mercado a fim de evitar quedas mais agudas.” Por fim, Markham afirma tratar-se de uma decisão sobre o que é bom para o participante, a maneira como a empresa deve utilizar seu capital e os riscos que deseja assumir no futuro. 



CBC News
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br