NEST APOSTA EM ESTRATÉGIA 'RELATIVAMENTE CAUTELOSA' EM MERCADOS EMERGENTES


O NEST começou a investir em mercados emergentes via fundos de índices alternativos com enfoque em critérios sociais, ambientais e de governança.

O fundo de pensão de Contribuição Definida administrado pelo governo que atende aos participantes inscritos através do programa nacional de adesão automática (€203 milhões sob gestão) vai dedicar 1,5% de seu portfólio a ações de mercados emergentes. Mark Fawcett, CEO do fundo, diz que os gestores de ativos do NEST acharam o valor atrativo apesar do desempenho fraco dessas ações. A ideia é dar mais diversificação e aumentar os retornos do perfil padrão de investimentos.

“Nós começaremos cautelosamente – apenas 1,5% do portfólio – e seguiremos aumentando durante o ano”, declara Fawcett. “Se nos depararmos com uma desvalorização severa, podemos recorrer a ponderações relativamente maiores. Uma posição neutra seria de cerca de 5% se tivermos 50% da carteira investidos em ações.”

Ele afirma que o NEST também analisa algumas possibilidades de investimento em dívida de infraestrutura. Porém, dado o tamanho relativamente pequeno do fundo e os custos iniciais de entrada, os gestores não têm pressa para entrar na classe de ativos. Com relação aos mercados de fronteira, Fawcett diz que o NEST não tem interesse na área. “Um dos principais problemas relacionados aos mercados emergentes é o risco político. Mercados de fronteira são apenas mais um passo dentro desse território, e nós não temos certeza de que essa é a melhor opção para nós.”



Wiser, IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br