ENCONTRO MUNDIAL DE FUNDOS DE PENSÃO ACONTECE NA NIGÉRIA


Chinelo Anohu-Amazu, diretora-geral interina da Comissão Nacional de Fundos de Pensão (PENCOM), explica que o propósito da reforma previdenciária nigeriana foi mudar a experiência de aposentadoria dos cidadãos do país e desenvolver estratégias de investimento mais interessantes para os fundos de pensão. A declaração foi dada durante o World Pension Summit Africa, realizado em Abuja, capital da Nigéria, nos dias 7 e 8 de julho.

De acordo com Anohu-Amazu, sempre houve a necessidade de dar à população mais informações a respeito do sistema previdenciário. Ela revela que já existem quase seis milhões de contas de aposentadoria no país, porém, dada uma população ativa da ordem de 50 milhões de pessoas, ainda é preciso disseminar conhecimento para um universo muito maior de potenciais participantes.

“Quanto mais jovens eles são, mais eles podem poupar até a aposentadoria. Mas muitos jovens hoje em dia pensam que ‘ainda está muito cedo para pensar nisso’. No entanto, a beleza do plano contributivo é justamente a possibilidade de começar do zero e construir o próprio futuro.”

A diretora também comentou as opções em termos de contribuição e disse ser essa a área em que o provimento de informações se faz mais necessário. Ela explica que o sistema contributivo foi a principal mudança introduzida pela reforma previdenciária. “Há aportes do empregador e do empregado na proporção de 7,5% para cada um.” Anohu-Amazu acrescenta que esse é o patamar mínimo exigido pela Lei, mas que muitos funcionários optam por contribuir mais. Também há empregadores que garantem uma contrapartida de até 15% da renda do funcionário.

A legislação determina ainda que as empresas com mais de três funcionários inscrevam seus empregados num plano de pensão. Para a diretora interina da PENCOM, tal obrigatoriedade impõe diversos desafios, especialmente em termos de monitoramento, mas a comissão vem trabalhando em parceria com outras agências governamentais para dar segurança ao sistema, garantindo que as pensões sejam devidamente pagas e que nenhum aposentado tenha que esperar para receber o benefício.



Wiser, Channels
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br