JAPÃO DECIDE REFORMAR FUNDO DE PENSÃO ESTATAL, O MAIOR DO MUNDO


O governo japonês decidiu reformar o maior fundo de pensão do mundo, o  Government Pension Investment Fund - GPIF (US$ 1,26 trilhões), indicando novos membros para o Comitê de Investimentos. A ideia é fazer com que o fundo tome mais risco e dependa menos dos títulos públicos e suas baixas taxas de retorno.

Os mercados financeiros de todo o mundo aguardam ansiosos pelos próximos passos na alocação de ativos do GPIF, cujo tamanho supera o da economia mexicana. A nova carteira do fundo deverá ser definida nos próximos meses.

O Ministro da Saúde, responsável pela indicação dos membros do comitê, também decidiu reduzir os assentos do colegiado de 10 para 8. Dois conselheiros mantiveram suas posições e um terceiro, que havia deixado o fundo há alguns meses, foi reconduzido ao cargo. O comitê congrega acadêmicos e economistas, além de um representante do principal sindicato do país e outro do empresariado.

Criado em 2001, o Government Pension Investment Fund realizou a maior reavaliação da estratégia de investimentos de sua história em junho do ano passado, elevando a alocação em renda variável japonesa e reduzindo a participação dos títulos públicos na carteira. Atualmente, o portfólio do fundo é assim dividido: 12% em ações japonesas, 60% em títulos domésticos, 11% em títulos estrangeiros, 12% em ações estrangeiras e 5% em ativos de curto prazo.

Em fevereiro, o GPIF fechou uma parceria como o Ontario Municipal Employees Retirement System (Canadá) e o Banco de Desenvolvimento do Japão para criar um fundo de investimentos em projetos de infraestrutura. A entidade também começou a utilizar o índice JPX como benchmark para alguns investimentos passivos.

O maior fundo de pensão do mundo planeja expandir seus investimentos em títulos estrangeiros para mercados emergentes, títulos de alta rentabilidade e títulos atrelados à inflação. 



Reuters
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br