INDONÉSIA VAI EXIGIR QUE FUNDOS DE PENSÃO INVISTAM EM TÍTULOS PÚBLICOS
O governo da Indonésia planeja exigir que seguradoras e fundos de pensão mantenham uma porcentagem mínima de suas carteiras investida em títulos do governo. A ideia é estabilizar o mercado de dívida, informou a autoridade de serviços financeiros do país, OJK.

Os fundos e seguradoras já investem cerca de 18% de seus ativos em títulos públicos, declarou Muliaman D. Hadad, CEO da autoridade, sem, contudo, especificar qual seria o limite mínimo.  

“Esses papéis funcionam como um bom backup devido à sua baixa volatilidade, tornando o investidor doméstico mais forte”, disse Hadad durante uma conferência.

Segundo informações do Ministério da Fazenda, em 13 de novembro, as carteiras de fundos e seguradoras domésticos possuíam uma alocação de 15,3% em títulos públicos; entre os investidores estrangeiros, a parcela é de 37,4%.  

O presidente da Associação de Fundos de Pensão da Indonésia (ADPI), Mudjiharno Sudjono, argumentou que a imposição de um piso para os investimentos em títulos pode resultar em retornos mais baixos para as entidades.

Na quinta-feira passada, o retorno dos títulos com vencimento de dez anos era de 8,6%, inferior à taxa de juros de 9% paga pelos bancos para os depósitos em rúpias.

Ainda assim, Sudjono diz que a política pode ser benéfica para a gestão de riscos dos fundos de pensão. “Os títulos públicos são muito mais estáveis (do que as ações), o que é bom para investidores institucionais de longo prazo como nós. Muitos fundos possuem fatias de renda variável que chegam a 40%, o que não é aconselhável nas atuais condições de mercado.”

A bolsa indonésia registra uma das piores performances entre os países asiáticos. Seu principal índice acumula queda de 14%. O total de ativos geridos pelos fundos associados à ADPI é de US$ 14,53 bilhões. 



Reuters
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br