UM BOM ANO PARA OS FUNDOS DE PENSÃO DA CROÁCIA


Os gestores dos fundos de pensão de adesão obrigatória da Croácia afirmam estar satisfeitos com os rendimentos alcançados em 2016, que em sua maioria variam entre 6% e 13,5%. Os melhores retornos foram obtidos pelos fundos da categoria A, que são aqueles que investem principalmente em ações, informa o relatório Večernji de 31 de dezembro de 2016.

Resultados um pouco menos animadores foram obtidos pelos fundos da categoria B, que investem em ações e papéis mais seguros, como títulos. Nestes a rentabilidade  ficou em cerca de 6% a 8%. No fundo mais seguro da categoria C, os retornos mantiveram-se em níveis semelhantes, entre 7% e 8,5%. 

A razão para o bom desempenho é a situação relativamente boa dos mercados de ações, o que significa, segundo diversos analistas, que o alcance dos resultados não foi uma tarefa lá muito difícil. Na verdade, dadas as circunstâncias, os fundos poderiam ter obtido retornos ainda melhores. De acordo com alguns cálculos, os fundos teriam chances de alcançar até 15% de rentabilidade. No entanto, os futuros aposentados pode ficar satisfeitos com os resultados deste último ano, em particular porque as taxas de juros bancárias permaneceram baixas no país, que também registrou deflação.

Um dos problemas é a falta de educação previdenciária dos trabalhadores atuais e futuros pensionistas, já que muitos deles não conseguem escolher os fundos ativamente, sendo, portanto, incluídos automaticamente na categoria B, que abrange impressionantes 98% dos aposentados futuros. Se alguns deles fossem estimulados a migrar para os fundos da categoria A, eles alcançariam rendimentos ainda melhores este ano devido ao crescimento da bolsa de valores.

As categorias de fundos, introduzidas há dois anos, permitem que os trabalhadores escolham o perfil de risco que lhes for mais adequado. Aqueles que estejam dispostos a tomar mais risco podem escolher a categoria A, ao passo que a categoria C é dedicada aos que não desejam assumir qualquer risco e que tenham apenas alguns anos sobrando até a aposentadoria.

Na categoria B, os fundos tiveram um rendimento médio de 6,5%. O fundo mais bem sucedido foi o Erste Plavi, cuja rentabilidade foi de 8,1%. O fundo a atingir os piores resultados foi o AZ (5,85%). O Erste Plavi também foi líder na categoria A, com retornos da ordem de 13,5%, bem como na categoria C, com rendimento de 8,5%.  

No final de novembro, quatro fundos de pensão gerenciavam um total de 82,7 bilhões de kunas em ativos. Quase 60 bilhões de kunas - ou cerca de 70% - encontravam-se investidos em títulos do governo, enquanto 10,3 bilhões de kunas eram aplicados em ações de empresas croatas. Os gestores de fundos dizem que gostariam de investir mais em ações locais, mas não há muitas oportunidades. Atualmente, a melhor opção de investimento é no setor do turismo.



Total Croatia News
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br